Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 15 de novembro de 2023
As principais companhias aéreas do Brasil vão apresentar um plano de redução de passagens em até dez dias. Em conversa com jornalistas, o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), dos Portos e Aeroportos, declarou que as empresas se comprometeram a mostrar a proposta em até dez dias.
“Fizemos uma reunião com as companhias aéreas que se comprometeram a apresentar um plano para que a gente possa buscar a redução no custo das passagens no Brasil”, comentou.
A declaração ocorre após o chefe da pasta se reunir com lideranças das companhias Latam, Azul, Gol e VoePass, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para o ministro, a redução no valor das passagens é viável porque a Petrobras baixou o preço do querosene de aviação, combustível utilizado pelas aeronaves.
“Sabemos que essa é uma questão mundial (os preços elevados). O que não podemos aceitar e permitir é o aumento abusivo que tem prejudicado os brasileiros”, cobrou Costa Filho.
Segundo o ministro, os valores praticados não estão acompanhando a queda do preço do querosene de aviação (QAv), que compõe 40% dos custos de operação.
“O QAv abaixou 14% neste ano. Temos trabalhado para fortalecer companhias, mas elas também têm que buscar caminhos. Não faz sentido ter baixa no querosene e não ter nas passagens”, afirmou o ministro.
Costa Filho destacou que não haverá imposições do governo. “Sabemos que não podemos fazer intervenção. Não nos cabe. O que estamos buscando é o diálogo. São nas diferenças que se constroem as convergências”, disse.
Como contraponto à impossibilidade de intervenção por parte do governo, o ministro lembrou que cabe ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) monitorar eventuais abusos. Disse ainda que a Anac está fazendo o monitoramento dos preços.
Voa Brasil
O Ministério de Portos e Aeroportos trabalha com a perspectiva de implementação do Voa Brasil a partir de janeiro de 2024. A informação é da assessoria de imprensa. Costa Filho havia dito, em entrevista a jornalistas, que o início será “no início do ano”.
O programa, anunciado ainda no primeiro semestre deste ano, foi debatido mais cedo por Costa Filho com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo a assessoria, o novo desenho está sendo finalizado.
Além de aposentados, o programa de passagens aéreas a R$ 200 deve ser estendido aos estudantes beneficiários do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
No Ar: Pampa Na Tarde