Domingo, 21 de Abril de 2024

Home Variedades Entenda o distúrbio de linguagem que fez Bruce Willis se aposentar

Compartilhe esta notícia:

O anúncio da aposentadoria do ator Bruce Willis, 67, pegou fãs de todo o mundo de surpresa, na quarta-feira (30). Ele foi diagnosticado com afasia e não pode mais continuar seus trabalhos, pois a condição afeta a capacidade de comunicação.

Conforme a Mayo Clinic, hospital de Minnesota, a afasia é uma doença comum, com cerca de 200 mil casos por ano nos Estados Unidos.

O que é a afasia?

A afasia é um distúrbio de linguagem que prejudica a capacidade de comunicação. Geralmente é causado por um ataque cardíaco, traumatismo craniano e até mesmo acidente vascular cerebral (AVC).

Entretanto, em alguns casos, as afasias podem se desenvolver de forma gradual e progressiva. A condição médica afeta não apenas a fala, mas também a capacidade de entender a comunicação verbal e escrita.

Esse tipo de lesão, segundo a Associação Norte-Americana do Coração, afeta o hemisfério cerebral esquerdo, justamente o responsável pela capacidade humana de fala, leitura, escrita e compreensão.

Tipos de tratamento

Para afasia expressiva: Garantir estimulação auditiva e visual, dentro de um contexto adequado; Combinar estímulos auditivos e visuais com significação atribuída; Controlar extensão do estímulo; Comunicação por meio de palavra-chave, com sequência narrativa; Usar o gesto e a escrita como auxiliares à expressividade; Estimular respostas do paciente, garantindo a integração de aferência, processamento e eferência;  Métodos terapêuticos: Terapia melódica; a Comunicação alternativa, com recomendação para atividades funcionais

Para afasia compreensiva: Estimular os componentes de duração, intensidade e frequência dos sons verbais e não verbais; Tarefas de designação de objetos e figuras; Identificar temática central; Associar o estímulo apresentado a vivências anteriores e ao contexto; Exercícios de associação do significado, com recursos visuais, auditivos, gestuais e contextuais; Utilizar os efeitos de preditividade, de previsão pragmática, de expectativa, de redundância e de ênfase adequada ao significado da mensagem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Polícia se ofereceu para prender Will Smith após tapa em Chris Rock, diz produtor do Oscar
Pesquisadores descobrem neurônios responsáveis pela tomada de decisão
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada