Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025

Home Variedades Entenda por que algumas pessoas falam enquanto dormem

Compartilhe esta notícia:

Já dormiu ao lado de alguém que começou a falar durante o sono? Para muitas pessoas, ver uma situação assim pode ser assustador. Para outras, pode ser um momento divertido de ver um lado inesperado de alguém próximo. Mas, afinal, por que as pessoas falam dormindo?

Comportamento involuntário

De acordo com pesquisas realizadas sobre o assunto, uma pessoa fala dormindo como parte de um comportamento involuntário. Isto é, não é algo premeditado, que a pessoa queira fazer conscientemente.

Outro ponto ressaltado por pesquisadores é que, na maioria das vezes, falar dormindo soa mais como balbucios do que como frases inteligíveis. Os cientistas veem o fenômeno de forma parecida com o soluço e os tremores durante o processo de fazer xixi. Não existe uma única causa e motivo. Apenas ocorre.

E, segundo dados encontrados por estudos anteriores, duas em cada três pessoas vão falar dormindo em algum ponto de sua vida. No caso das crianças isso pode ocorrer com maior frequência, já que o cérebro ainda em desenvolvimento não distingue com exatidão o que é vigília e o que é sono profundo.

Uma característica de alguns exemplos de conversa durante o sono é a aparente falta de coerência temática dos enunciados subsequentes. Uma possibilidade é que tais enunciados estejam relacionados ao conteúdo do sonho, no qual cenas com temas diferentes e aparentemente não relacionados podem se suceder com grande rapidez. Em contraste com essas habilidades diminuídas durante o sono, existem alguns relatos anedóticos de pessoas sendo mais criativas ou eloquentes na fala durante o sono do que na fala acordada: por exemplo, ao falar uma segunda língua. Outra diferença importante entre a fala durante o sono e a fala cotidiana é que as pessoas muitas vezes não se lembram, no dia seguinte, de que falaram abertamente durante o sono e muito menos do que disseram.

Em contraste com o problema de achar as palavras certas e a falta de coerência incidental, a estrutura gramatical das frases durante o sono quase sempre é perfeitamente correta. Ao que parece, nossos cérebros são capazes de produzir frases gramaticalmente corretas enquanto dormimos. Isso sugere que a construção da estrutura gramatical de uma frase na produção da fala (incluindo a fala em vigília) é um processo amplamente automático, o qual pode ocorrer sem que o falante precise prestar muita atenção a ela. Em contrapartida, isso permite que o falante se concentre mais no conteúdo da mensagem. Temos aí é um exemplo de como o estudo da fala durante o sono pode ter implicações para nossa compreensão da produção da fala na vigília.

Fatores que influenciam

Além disso, outros fatores podem aumentar as chances de uma pessoa a falar durante o sono. Isso se dá principalmente pelo estresse que engloba as obrigações da vida moderna, incluindo preocupações com o trabalho e com a vida social.

“Você está dormindo, mas parte do seu cérebro ainda não fez a transição para o modo de sono. Então, você continua fazendo coisas durante o sono que normalmente acontecem durante a vigília”, explica Milena Pavlova, neurologista do Mass General Brigham e diretora médica do Laboratório Clínico do Sono do Brigham and Women’s Faulkner Hospital, em artigo publicado pelo hospital.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Não há prova de que jejuar por 72 horas regenere órgãos; prática é arriscada para a saúde
Penélope Cruz e Javier Bardem curtem show de Bad Bunny em Porto Rico
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada