Domingo, 25 de Maio de 2025

Home Variedades Epic Universe: conheça em detalhes o mais novo parque temático de Orlando, nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Fazer manobras radicais na cauda de um cometa, chegar a outra dimensão atravessando uma cortina de fumaça verde, virar personagem de videogame, fugir de lobisomens após comer num moinho em chamas, brincar com dragões numa ilha viking sob o sol escaldante do Estado norte-americano da Flórida. Essas são apenas algumas das experiências do visitante em um dia dentro do Epic Universe, recém-inaugurado parque temático do Universal Orlando Resort.

“Épico” é mesmo um adjetivo fácil de relacionar ao projeto, que teria custado cerca de US$ 7 bilhões e é um dos maiores do mundo na modalidade, ao menos em área total: são aproximadamente 300 hectares. Trata-se, também, do primeiro grande parque temático inaugurado em Orlando desde 1999.

As obras começaram no segundo semestre de 2019, antes da pandemia de coronavírus. Mas a longa espera não é o único motivo do frisson em torno do Epic Universe, que traz importantes diferenças em relação às demais unidades do grupo. A principal é o maior nível de imersão de cada um dos cinco “mundos”, como são chamadas as áreas temáticas Celestial Park, The Wizard World of Harry Potter — Ministry of Magic, Super Nintendo World, How to Train Your Dragon — Isle of Berk e Dark Universe.

Diferente do que acontece no Universal Studios Florida e no Islands of Adventure, o Epic foi projetado com base em um sistema radial, onde o Celestial Park está no centro de tudo e é o único ponto de acesso aos demais “mundos”, cada um com seu próprio portal.

“Poeira das estrelas”

Uma proposta do time criativo da Universal era resgatar o conceito de “parque” para as áreas temáticas. Daí surgiu o que se vê hoje no Celestial Park: um grande espaço tomado por jardins, árvores (ainda que insuficientes para amenizar o calor da Flórida), espelhos d’água e calçadões amplos.

Tudo isso num ambiente livre de marcas consagradas da cultura pop, algo cada vez mais raro. Aqui, a temática vem de corpos celestes e histórias mitológicas. Aliás, o cosmos inspirou suas duas principais atrações.

O Constellation Carousel fica em uma bela construção, bem no centro do parque, onde figuras de animais, representando constelações, giram numa coreografia suave, embalada por uma música quase transcendental, para tirar um pouco adultos e crianças da correria típica de um dia de parque na Flórida.

Já a Stardust Racers é uma das melhores montanhas-russas da cidade: duas composições de carrinhos correm ao mesmo tempo, em trilhos independentes entre si (amarelo e verde), mas que muitas vezes dão a impressão de estarem prestes a se chocar. O percurso total tem 1,5 quilômetro, com ponto mais alto a 40 metros do chão e velocidade máxima de 100km/h.

Feitiçaria e teconologia

Uma varinha apontada para o céu indica que este é o portal de The Wizarding World of Harry Potter — Ministry of Magic, a terceira área diferente dedicada ao bruxo nos parques da Universal em Orlando. Mas os fãs do universo criado por J.K. Rowling logo perceberão as referências a outra franquia do mesmo universo, “Animais fantásticos”, ambientada na Paris da década de 1920.

O portal simula a saída de uma estação de metrô parisiense, com direito a azulejos encardidos (porém elegantes) e a placa em estilo art nouveau. A recriação da arquitetura característica da capital francesa impressiona. Como nas áreas dedicadas ao bruxinho nos demais parques, vale investir um tempo explorando as vitrines, interagindo com os pontos de ação das varinhas, e assistindo ao divertido show “Le Cirque Arcanus”, cheio de animais fantásticos e truques de mágica.

Mas se o feitiço para alongar o tempo não funcionar, corra para a fila de uma das atrações mais comentadas do parque desde março, quando começou a operar em soft opening: Harry Potter and the Battle at the Ministry.

Nesse brinquedo, o único da área, os visitantes acompanham Harry e seus amigos numa viagem via Metro-Flu (o transporte público bruxo, da tal fumaça verde) de Paris até o Ministério da Magia Britânico, onde acompanharão o julgamento de Dolores Umbrige. O que se segue é uma perseguição capaz de fazer o visitante desconfiar das leis da física.

Zerar o game

O Super Nintendo World, presente nos parques da Universal em Los Angeles (EUA) e Osaka (Japão), finalmente chega a Orlando com o Epic Universe, numa versão parecida com a nipônica, com duas áreas distintas, uma dedicada a Super Mario e outra a Donkey Kong. Mesmo para quem não é fã de videogames, vale visitar as duas partes.

Ao atravessar o portal (e subir uma inesperada escada rolante), o visitante chega à supercolorida Super Mario Land, uma recriação perfeita dos gráficos da série de videogames, com plantas carnívoras, moedas de ouro, caixinhas amarelas fazendo barulho, cogumelos e estrelas para todos os lados. O espaço também tem ponto de fotos com personagens, lojas e restaurantes temáticos. (com informações de “O Globo”)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Protetor solar no frio é mais importante do que você imagina
Dormir menos de cinco horas por noite pode desencadear Alzheimer
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada