Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024

Home Porto Alegre EPTC testa novo tipo de etilômetro nos motoristas de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre está fazendo testes com dois etilômetros passivos nas operações da Balada Segura para verificar se o equipamento atende à necessidade operacional da fiscalização no combate à alcoolemia no trânsito. O equipamento é um pequeno bastão que capta a presença de álcool no ar e não exige do motorista soprar um bocal.

O etilômetro é apresentado na janela à distância do condutor. Se não der nenhum sinal, praticamente não é necessário despender tempo com o condutor. Mas caso ele identifique a presença do álcool no ar, o motorista é convidado a fazer o teste tradicional e soprar o etilômento no protocolo padrão. Por isso ele se torna uma ferramenta que dá agilidade na fiscalização, segundo a EPTC.

O órgão ressalta que dirigir sob influência de álcool ou substâncias psicoativas e transitar em velocidade superior à máxima permitida (artigos 165 e 218 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB), ambas infrações gravíssimas, estão entre as principais causas de sinistros de trânsito com mortos e feridos na Capital. E que no ano de 2020, apesar das restrições de circulação, foram registrados 3.770 acidentes com lesão corporal, que resultaram em 4.382 feridos.

A iniciativa é baseada no Decreto Municipal nº 19.701, de 15 de março de 2017, que possibilita ao poder público o teste de novas tecnologias que contribuam para soluções inovadoras para a cidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Nova etapa do open banking permitirá pagamento pelo Pix sem abrir app do banco
Período de matrículas na Rede Estadual para 2022 começa nesta segunda-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde