Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Home Rio Grande do Sul Equipes concluem desinfecção de granja gaúcha com foco de gripe aviária; estabelecimento tem pausa de 28 dias nas atividades

Compartilhe esta notícia:

Localizada em Montenegro (Vale do Caí), a granja de reprodução avícola onde foi confirmado na semana passada um foco de gripe aviária teve concluídos na noite dessa quarta-feira (21) os trabalhos de limpeza e desinfecção de sua infraestrutura. O estabelecimento entra agora em “vazio sanitário”, período de 28 dias para que seja considerado livre da doença e volte a funcionar.

O prazo é estipulado pelo Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com base nas duas fases de incubação do vírus – cada qual com 14 dias.

As ações começaram com a confirmação do foco de gripe aviária, na sexta-feira passada (16). Foram sacrificadas aves doentes, retirada a cama das aves e destruídos os ovos que ainda permaneciam no local. Já no domingo (18) teve início a lavagem e esterilização de aviários, galpão e demais ambientes, incluindo escritórios, almoxarifado e vestiários, dentre outros.

Equipamentos também passaram pelos protocolos, supervisionados pelo Programa de Sanidade Avícola do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Participaram, ainda, seis a 12 funcionários da granja e uma empresa contratada, sob a supervisão de cinco servidores do órgão estadual e um do Mapa.

Vinculada à Seapi, a veterinária Alessandra Krein ressalta: “O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul fez todo o acompanhamento, desde o sacrifício das aves até os trabalhos finais dessa quarta-feira, com cinco servidores se revezando no processo, sendo que um deles esteve presente durante todo o tempo”.

Ela acrescenta: “A limpeza é muito importante para que os agentes químicos atuem com maior eficácia nas estruturas limpas, pois a maioria dos desinfetantes não consegue agir de forma eficaz sem esta etapa prévia”.

Vistoria no perímetro

A Seapi encerrou na terça-feira (20) a vistoria em 540 propriedades rurais localizadas em um raio de 10 quilômetros da granja de Montenegro. Ao menos 19 estão localizadas em um perímetro de 3 quilômetros e têm presença de aves. Uma galinha utilizada para subsistência teve amostra coletada para envio a laboratório especializado em Campinas (SP) – o resultado dos testes será fornecido em breve pelo Ministério da Agricultura.

Conforme o governo do Estado, as sete barreiras sanitárias instaladas na área funcionam 24 horas por dia e já possibilitaram a desinfecção de aproximadamente 1.200 veículos. São duas na rodovia federal BR-386, uma no pedágio e outra na balança, mais uma na RS-124, outra na TF-10 (sentido a Triunfo) e outras três em estradas vicinais, uma das quais com bloqueio.

Servidores realizam, ainda, em atividades de educação sanitária, com orientações em escolas e visitas a agropecuárias no mesmo raio de 10 quilômetros. A partir de sábado (24), quando se completarão sete dias da primeira visita, todas essas propriedades passarão por nova vistoria.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Vereadores de Porto Alegre aprovam projeto que possibilita desconto nos aluguéis das bancas do Mercado Público atingidas pela enchente
Senado aprova lei com novas regras para licenciamento ambiental
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada