Terça-feira, 13 de Maio de 2025

Home Dicas de O Sul Espetáculo Canto do Medo ocorre em Porto Alegre e Canoas

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre e Canoas se preparam para receber, de 17 a 19 de maio, a Companhia Teatral Primeiro Olhar com a obra CANTO DO MEDO, voltado para crianças de um a cinco (1 a 5) anos de idade.

O espetáculo, que se tornou referência pela linguagem poética e musical, aproxima a primeira infância dos mistérios das relações humanas e dos fios invisíveis que povoam nossos próprios medos.

Ele acontece nos dias 17 e 18/05 no palco do Teatro São Pedro, na sala Olga Reverbel em Porto Alegre e no dia 19/05 no Teatro SESC, em Canoas. As apresentações na Capital gaúcha serão gratuitas e as senhas serão distribuídas na bilheteria do Teatro São Pedro.  Já as apresentações de Canoas serão para as creches do SESC Canoas.

Dirigido por Sandra Vargas especialista em linguagem teatral de objetos, do Grupo Sobrevento de São Paulo, CANTO DO MEDO tem na figura da atriz e cantora Clarice Cardell e no percussionista Lupa Marques, uma sintonia que leva o público formado por crianças e seus familiares a uma jornada profundamente sensorial e musical, sem deixar de lado o bom humor e o sorriso.

Clássicas canções de ninar são tocadas ao vivo enquanto dentro de um grande vestido azul, a figura da mãe interpretada por Cardell, conversa com seu bebê imaginário sobre preocupações da vida cotidiana com seus inúmeros medos e receios que envolvem o maternar e o diálogo afetivo entre mãe e filho. É um espetáculo que traz o medo na sua forma mais pura, sutil e real: o medo que canta para não espantar.

O medo de dormir sozinho, o despertar no escuro, a noite fria e gélida, os uivos dos lobos, os monstros imaginários, o mar com sua imensidão e seus barquinhos a romper imensas ondas. É um resumo de diferentes medos presentes na primeira infância, em forma de cantiga de roda, que com amor e afeto se desfaz e se aconchega no colo materno. Sombras, brinquedos antigos e canções de ninar dão a tônica ao binômio mãe e filho em uma simbiose única.

O espetáculo Canto do Medo ressoa profundamente com pais e crianças que vivenciaram as devastadoras enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, quando 471 dos 497 municípios foram afetados, impactando mais de 2,3 milhões de pessoas e deixando milhares de famílias desabrigadas.

Tocados ao vivo, os cânticos entoados trazem o conforto do imaginário coletivo e as representações ganham um significado especial para aqueles que enfrentaram o medo real das águas, a perda dos lares e a incerteza do futuro. Através de sombras, brinquedos antigos e melodias suaves, o espetáculo oferece um espaço amoroso, transformando o medo em poesia e fortalecendo os laços afetivos entre familiares e seus filhos que buscam reconstruir suas vidas após a tragédia climática.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Novo Muro da Mauá, em Porto Alegre, destaca as corridas de rua
Temporada de Feijoada retorna em hotel de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde