Terça-feira, 11 de Novembro de 2025

Home Porto Alegre Estudantes da rede municipal de ensino recebem auxílio para compra na Feira do Livro de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Iniciou nesta segunda-feira (10), a distribuição dos cartões de auxílio para compras na Feira do Livro de Porto Alegre aos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade. Cada estudante contemplado recebe um cartão no valor de R$ 60 para adquirir livros durante a visita ao evento, acompanhados por seus professores.

Nesta segunda-feira (10), 835 cartões foram entregues a estudantes de nove escolas que visitaram a Feira. Até o fim do evento, o benefício contemplará 7.297 alunos da rede municipal. A iniciativa faz parte do Programa Alfabetiza+POA e tem como objetivo fortalecer o processo de alfabetização nos primeiros anos, ampliar o acesso à literatura e incentivar o gosto pela leitura dentro e fora da sala de aula.

O programa oferece formação continuada para professoras alfabetizadoras, supervisoras e diretores. Além disso, equipes técnicas da Smed acompanham as práticas pedagógicas nas escolas, com foco em garantir a alfabetização na idade certa.

Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, a ação vai além do apoio financeiro.

“É muito importante que as crianças vivam a experiência completa da Feira do Livro: caminhar entre as bancas, escolher, folhear e levar para casa o seu próprio livro. Esses momentos despertam autonomia, curiosidade, encantamento e o amor pela leitura desde cedo. E tudo isso também faz parte do processo de aprender”, destacou.

Criado em maio deste ano, o programa tem a meta de elevar a taxa de alfabetização dos atuais 40% para 75% dos estudantes ao final do 2º ano. Em outubro, Porto Alegre já alcançou o marco de 63% das crianças alfabetizadas até o 2º ano, o melhor índice desde 2016.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Alexandre de Moraes aponta contradições e determina envio de laudos e dados de prisões em megaoperação no Rio de Janeiro
Programa SUS Gaúcho já teve mais de 92 mil consultas disponibilizadas para reduzir filas de espera no Estado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News