Sábado, 18 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 21 de março de 2024
Os Estados Unidos pediram para que a resolução de “cessar-fogo imediato” na guerra entre Israel e o grupo Hamas seja votada nesta sexta-feira (22) pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião ocorre às 11h (horário de Brasília).
O pedido ocorreu em reunião a portas fechadas do Conselho nesta quinta (21). No encontro, os países-membros discutem pontos da resolução proposta pelos Estados Unidos pedindo uma trégua imediata dos bombardeios na Faixa de Gaza.
A resolução dos EUA será votada nesta sexta caso o Japão, país-membro do Conselho que presidente a sessão, acate o pedido. Até a última atualização desta reportagem, isso não aconteceu.
O Conselho de Segurança da ONU deve aproveitar a oportunidade para também votar uma resolução feita pelo E-10, grupo de 10 países rotativos no conselho. O texto, liderado por Moçambique, pede cessar-fogo na guerra durante o Ramadã, período sagrado para os muçulmanos, que começou dia 10.
Em uma entrevista durante uma viagem à Arábia Saudita, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken disse que a possibilidade de cessar-fogo imediato está ligada à liberação de reféns que estão sob poder do grupo terrorista Hamas.
“Acabamos de apresentar uma resolução perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que apela a um cessar-fogo imediato ligado à libertação de reféns. Claro, apoiamos Israel e o seu direito de se defender, de garantir que o 7 de Outubro nunca mais aconteça. Mas, ao mesmo tempo, é imperativo que nos concentremos nos civis que estão em perigo e que sofrem tão terrivelmente”, declarou Blinken.
Ele está visitando a Arábia Saudita para discutir a guerra entre Israel e o Hamas.
No Ar: Show de Notícias