Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 14 de maio de 2023
A Suécia venceu no último sábado (13) a Eurovision Song Contest 2023, considerada a maior competição de música da Europa. O prêmio foi entregue à cantora sueca Loreen, de 39 anos, que foi ao topo do pódio pela segunda vez na carreira, agora com o single “Tattoo”, lançado em 2023.
“Estou muito feliz. Muito obrigada por isso. Essa é para vocês”, disse, emocionada, ao receber o prêmio.
Com a vitória, a Suécia chegou ao seu sétimo título e empatou com a Irlanda como maior ganhadora.
Individualmente, Loreen atingiu outro marco: se tornou a segunda artista na história a vencer o festival duas vezes. Ela foi ganhadora do prêmio em 2012, com a música “Euphoria”. O outro artista bicampeão é o irlandês Johnny Logan, que fez dobradinha pelo país nos anos 1980.
A vitória de Loreen na edição 2023 foi apertada. Com 583 pontos, a artista sueca superou o rapper finlandês Kaarija, que disparou após a votação do público e encerrou a disputa com 526 votos, pelo single “Cha Cha Cha”.
O terceiro lugar foi para Israel, com a música “Unicorn”, da cantora Noa Kirel.
A celebração este ano foi realizada em Liverpool, no Reino Unido, e contou com 26 países na disputa final.
Festival
Embora o Eurovision seja parte importante da cultura europeia – uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos em 2020 mostrou que 94% dos adultos no continente conhecem o concurso e que 63% já assistiram pelo menos uma edição –, o festival ainda é pouco conhecido no resto do mundo. Mas isso vem mudando paulatinamente a cada ano.
As duas últimas edições do festival levaram o tópico “Eurovision” para o topo dos trending topics no Brasil. Vencedora de 2021, a banda Måneskin estourou nas paradas de sucesso do Brasil, assim como vencedor de 2019, Duncan Laurence e “Arcade”; o de 2017, Salvador Sobral, cuja música “Amar pelos Dois” virou trilha de novela, ganhou a simpatia de Caetano Veloso; e, mais recentemente, a representante armena em 2022 Rosa Linn alcançou um lugar ao sol com “Snap”, trilha que viralizou no TikTok.
A União Europeia de Radiofusão (EBU) está ciente do potencial. Em 2023, pela primeira vez, o festival permitiu que não europeus votassem nos seus favoritos por meio do aplicativo oficial. O órgão também anunciou em junho que está produzindo o Eurovision América Latina, após notar que Argentina, Brasil, Chile e México sozinhos foram responsáveis por visualizar 400 mil horas de conteúdo no canal do Eurovision no YouTube.
O festival foi o responsável por revelar grandes nomes da música mundial, como Abba e Celine Dion.
No Ar: Pampa Na Tarde