Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2026

Home Porto Alegre Evento na UFRGS homenageia 80 anos de nascimento da artista plástica gaúcha Magliani

Compartilhe esta notícia:

Abrindo as comemorações do 80º aniversário de nascimento da artista plástica gaúcha Maria Lídia Magliani (1946-2012), celebrados em 25 de janeiro, o Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebe às 17h desta quinta-feira (22) uma roda de conversa com a crítica e historiadora da arte Neiva Bohns e os artistas visuais Julio Castro e Romanita Disconzi.

O evento é gratuito e aberto ao público, na Sala Araucária do Campus Central, com acesso pela rua Engenheiro Luiz Englert nº 333, em Porto Alegre. A realização é do espaço cultural Estudio Dezenove, com apoio institucional do Hotel Praça da Matriz.

Nascida em Pelotas e depois radicada em Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes e Rio de Janeiro, Magliani graduou-se em 1967 pelo Instituto de Artes da UFRGS, mesma instituição na qual obteve pós-graduação em pintura e formação pedagógica na Faculdade de Filosofia.

Na década de 1970 passou a realizar exposições regulares em diversas cidades do País e atuou em diferentes segmentos além da pintura – sua atividade mais consolidada. Foi também ilustradora e diagramadora em veículos da imprensa, além de cenógrafa, figurinista e atriz.

Destacou-se como mulher culta, talentosa e questionadora, em um ambiente marcado por adversidades. Sua técnica predominante foi a pintura, marcada na forma pelo figurativismo neoexpressionista e pautada no conteúdo pelo questionamento da condição social feminina e do ser humano como um todo, com seus desafios e incertezas existenciais.

“Minha pintura sempre foi e continua sendo um jeito pessoal de pensar o mundo, um instrumento de investigação humana”, definia.

Desde 2013 (um ano após ela falecer), o amigo e parceiro de ateliê no Estudio Dezenove, Julio Castro, mantém no Rio de Janeiro o Núcleo Magliani, espaço dedicado à preservação do legado da artista gaúcha. Dentre as atividades realizadas estão a pesquisa, mapeamento da obra, exposições com peças do acervo e seminários, conforme detalhado nas redes sociais da instituição..

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre lidera ranking nacional de funcionamento da máquina pública entre as capitais
Concluída a reconstrução do trecho 2 do dique do Sarandi
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada