Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 20 de novembro de 2025
Um evento marcado para o dia 29 (sábado da próxima semana), da 9h às 17h, finalizará a programação comemorativa dos 30 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre. O local escolhido é a área do Parque da Redenção no entorno do Monumento ao Expedicionário, com atividades gratuitas ao público e foco na capacitação em primeiros socorros.
A programação estava prevista originalmente para este sábado (22), mas foi adiada pela prefeitura. O motivo é a previsão de chuva.
Até setembro de 2025, o Samu (telefone 192) da capital gaúcha recebeu mais de 118 mil chamados, número que confirma a importância do atendimento a urgências e emergências. Dessas, quase 55 mil foram triadas e orientadas pela regulação médica, enquanto cerca de 44 mil resultaram no envio de equipes para atendimento presencial.
São 28 ambulâncias em operação e 18 equipes trabalhando para um tempo de resposta médio de 15 minutos a casos graves. O coordenador do serviço, Fabiano Barrionuevo, destaca:
“Nosso Samu se consolida como uma das estruturas mais completas e modernas do País no atendimento móvel de urgência. Essa evolução só foi possível graças ao compromisso diário das equipes e ao investimento contínuo na qualidade da assistência e nas condições de trabalho”.
O dado negativo é alta ocorrência de trotes ao serviço: 1.880 ocorrências. Trata-se de uma prática que compromete a eficiência e agilidade do socorro a quem realmente precisa.
Pioneirismo
Criado com o objetivo de aproximar o serviço da população e difundir noções básicas de primeiros socorros, o projeto “Samu Cidadão” está de volta após um período de pausa. A iniciativa integra as ações comemorativas pelos 30 anos do Samu Porto Alegre, ampliando o compromisso do serviço com a educação em saúde e a prevenção de acidentes.
A marca de 30 anos – celebrada no dia 14 de novembro – é acompanhada por um processo de modernização e qualificação da estrutura do serviço, que conta hoje com equipamentos de ponta nas viaturas, tais como monitores multiparâmetros, compressores mecânicos de reanimação cardiopulmonar (RCP), ultrassom portátil, videolaringoscópios e ventiladores para todas as faixas etárias.
O prontuário 100% digital eliminou o uso de papel e trouxe mais agilidade e segurança à assistência. “Há ainda amplo fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) e uma frota com manutenção rigorosa, garantindo maior disponibilidade operacional e segurança no transporte”, salienta a prefeitura.
Comemorações
Ao longo deste mês, as três décadas do Samu inspiraram a realização de uma série de eventos alusivos à efeméride. A programação inclui a Corrida do Servidor, promovida no dia 2 (domingo) pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O percurso contou com modalidades de caminhada (2 quilômetros) e corrida (6 quilômetros), no Parque Ramiro Souto, dentro da Redenção.
Já no dia 17 (segunda-feira) foi a vez de uma cerimônia oficial alusiva ao aniversário, seguida de simpósio sobre atendimento pré-hospitalar, palestras, debates e painéis, todos no anfiteatro do Hospital de Clínicas. Profissionais de Santa Catarina e do Paraná estiveram entre os participantes.
(Marcello Campos)