Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Home em foco Ex-jogadora de vôlei, Ana Moser deve assumir o Ministério dos Esportes

Compartilhe esta notícia:

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser deve assumir o Ministério dos Esportes, segundo aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A pasta será recriada após ter sido uma secretaria especial da Cidadania sob o governo de Jair Bolsonaro.

A atleta foi uma das integrantes da equipe de transição na área de esportes. Em entrevista ao jornal O Globo em outubro, Moser defendeu a recomposição do orçamento para área e a garantia de que crianças tenham acesso à educação física de qualidade.

O nome da ex-jogadora de vôlei foi visto como uma escolha natural por integrantes da transição de governo, já que Moser apoiou o Lula durante a eleição e é um nome com apelo popular. Nascida em Blumenau (SC), Ana Moser se tornou uma referência no esporte devido à sua atuação na seleção brasileira pela qual conquistou a primeira medalha olímpica da categoria.

A atleta também se destacou pela sua atuação em causas sociais. Em 2001, ela criou o Instituto Esporte & Educação (IEE), responsável por ter atendido 6 milhões de crianças e jovens e capacitado mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil. No passado, Moser chegou a ser favorita para assumir a Autoridade Pública Olímpica durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas, naquela época, acabou sendo preterida no posto.

A escolha da ex-jogadora de vôlei preenche uma lacuna que tem gerado preocupação entre aliados de Lula: a necessidade de ampliar o a representatividade feminina na Esplanada dos ministérios. Até o momento, foram anunciadas seis mulheres Nísia Trindade (Saúde), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Margareth Menezes (Cultura), Esther Dweck (Planejamento e Gestão) e Cida Santos (Mulheres).

O ministério dos Esportes era cobiçado pelo PCdoB, que já comandou a pasta durante os governos petistas. Mas o partido, que integrou a Federação Brasil da Esperança ao lado de PT e PV, acabou sendo recompensado com outro lote da Esplanada: o da Ciência e Tecnologia, que será comandado por Luciana Santos, presidente nacional da legenda e vice-governadora de Pernambuco.

Carreira

Ana Moser é considerada uma das maiores atacantes da história do vôlei brasileiro. Serviu a seleção brasileira que trouxe a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino. Moser possui medalhas nas categorias de base da Seleção Brasileira e por esta também disputou três edições dos Jogos Olímpicos, sendo medalhista em Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Jogos Pan-Americanos.

Foi a capitã da seleção principal em várias competições e obteve títulos importantes, como o tricampeonato do Grand Prix e o bicampeonato no Mundial de Clubes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

O presidente francês, Emmanuel Macron, será um dos primeiros líderes mundiais recebido pelo presidente eleito em Brasília
Polícia identifica ao menos mais dois suspeitos de ajudar terrorista em Brasília
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde