Sábado, 24 de Maio de 2025

Home Rio Grande do Sul Excesso de veículos inutilizáveis em depósitos preocupa autoridades gaúchas

Compartilhe esta notícia:

Com foco em estratégias para o destino adequado de veículos que não podem mais ser utilizados e ainda abarrotam os depósitos em todo o Rio Grande do Sul, representantes de diversos órgãos se reuniram nessa sexta-feira (23) na sede do Ministério Público gaúcho (MPRS). A estimativa é de que ao menos 140 mil automóveis, motocicletas e outros itens estejam em tais condições em 149 unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Muitos apresentam condições precárias e oferecem riscos ambientais devido a contaminação do solo, lençol freático e águas subterrâneas. Contribuem, ainda, para a proliferação do mosquito da dengue. Também foi mencionada a questão do alto custo de manutenção para o governo gaúcho e para os próprios operadores dos depósitos.

O cenário se agravou com as recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Apenas nos depósitos de São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre, foram identificados 6 mil veículos sem utilidade afetados pelas cheias, o que reforça a urgência de uma solução integrada.

Ampliação do diálogo

Coordenada pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, o encontro contou com a participação do Detran-RS, Polícia Civil, Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) e Procuradoria-Geral do Estado, além da coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan.

“A proposta é construir um acordo interinstitucional que permita dar vazão a esses veículos, respeitando os critérios legais e ambientais”, destacou a subprocuradora-geral. “A iniciativa deve ser ampliada com o diálogo junto ao Poder Judiciário, essencial para viabilizar medidas efetivas.”

Ana Marchesan acrescentou: “A expectativa é de que, com a união de esforços entre os órgãos envolvidos, seja possível avançar na construção de um modelo eficiente, sustentável e juridicamente seguro para o descarte ou reaproveitamento desses veículos”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Grupo que matou dois DJs em emboscada no Vale do Sinos é condenado à prisão: sentenças chegam a 55 anos
Secretaria da Agricultura do RS finaliza a terceira visita nas propriedades rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias