Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025

Home em foco Existem ainda 8 rainhas pelo mundo, mas só uma no poder; uma delas tem origem brasileira

Compartilhe esta notícia:

Elizabeth 2ª foi a rainha mais conhecida do planeta e uma das monarcas mais longevas, após os seus 70 anos de reinado. Mas existem muitos países, atualmente, governados pela monarquia: Espanha, Arábia Saudita, Japão, Mônaco, Tailândia, Holanda, Suécia, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Dinamarca, entre outros.

Oito mulheres são rainhas reinantes, consortes, regentes e uma é sucessora do trono.

Margarida da Dinamarca

Em 2022, a rainha Margarida 2ª, da Dinamarca, completou 50 anos de reinado. E ela só se tornou rainha devido a uma alteração da lei, que introduziu a sucessão feminina nos reinados.

Assim, Margarida subiu ao trono em 1972, sendo a primeira rainha a assumir a Coroa após a alteração da lei. Após a morte de Elizabeth 2ª, ela se torna a única rainha reinante que está no poder.

Ntfombi, a rainha-mãe Essuatíni

Juntamente com seu filho, o rei Mswati 3º, a rainha-mãe Ntfombi serve desde 1986 no Reino de Essuatíni, na África, e é líder espiritual do rei.

Todos os anos, ela comanda, na Vila Real de Ludzidzini, o Umhlanga, festival com uma enormidade de virgens dançando para o monarca, que pode escolher uma delas para desposar.

Rainha Silvia, da Suécia

De origem brasileira, a rainha Silvia da Suécia, que é casada com o rei Carl 16 Gustaf, nasceu em Heidelberg, na Alemanha, em 1943. Filha de um alemão com uma brasileira, morou no Brasil em parte de sua infância.

Atualmente com 78 anos, a rainha Silvia tem três filhos: a princesa Victoria, herdeira do trono, o príncipe Carl Philip e a princesa Madeleine.

Anak Saleha, rainha consorte de Brunei

Como esposa do sultão Hassanal Bolkiah, o atual sultão de Brunei, Anak Saleha é rainha consorte do reino e membro da família real. É filha de Pengiran Anak Haji Mohamed Alam e Pengiran Anak Hajah Besar.

Rania Al-Abdullah, rainha da Jordânia

Casada como o rei Abdullah 2º, a rainha Rania é considerada uma das realezas mais elegantes do mundo, conhecida por seus trabalhos de defesa da educação e serviços de saúde na Jordânia.

Rania nasceu no Kuwait em 1970, ela foi forçada a fugir durante a primeira Guerra do Golfo em 1991, aos 21 anos. Ela se mudou com a família para a Jordânia. Em 1993, conheceu o então príncipe Abdullah 2º bin al-Hussein da Jordânia, durante uma festa, se casando no mesmo ano.

Rainha Máxima, da Holanda

Esposa do rei Guilherme Alexandre e rainha consorte dos Países Baixos desde 2013, Máxima Zorreguieta Cerruti nasceu em Buenos Aires. Entrou para a realeza em 1999, virando rainha apenas em 2012, com a renúncia da rainha Beatriz.

Mozah bint Nasser Al Missned, do Catar

Nascida em Al Khor, Mozah bint Nasser Al Missned é a esposa do Hamad bin Khalifa Al Thani, o Emir. É a segunda das três esposas do xeique, conhecida por debater reformas no sistema educacional e de saúde no país.

Como rainha consorte do Oriente Médio, tem o diferencial de representar o seu país em muitos eventos internacionais, muitas vezes por conta própria.

Letizia, rainha consorte da Espanha

Letizia Ortiz Rocasolano é casada com o rei Filipe 6º. De origem plebeia, a jornalista enfrentou a resistência da família do noivo, que era contra a união do herdeiro do trono, além de uma forte oposição por parte de uma elite mais tradicional e monárquica.

Mas mantendo a relação cordial, Letizia se tornou mais próxima do povo e aumentou a sua popularidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Ministros do Supremo André Mendonça e Nunes Marques votam pela manutenção do piso salarial da enfermagem
Presidente da França, Emmanuel Macron, telefonou no domingo para seu colega russo, Vladimir Putin, para falar sobre central nuclear
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Tarde