Quinta-feira, 18 de Julho de 2024

Home Dicas de O Sul Exposição “E o amor é tão longe…” de Sergio Lopes acontece em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Um dos mais atuantes e produtivos artistas gaúchos, o caxiense Sergio Lopes inaugura no sábado (03), a exposição “E o amor é tão longe…”. O vernissage será realizado das 10h às 14h na Galeria Bublitz, localizada na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, em Porto Alegre. São 24 obras inéditas do artista, que poderão ser conferidas no espaço até o dia 1º de julho. Entrada franca.

O marchand Nicholas Bublitz destaca a admiração pelo trabalho de Sergio Lopes. “É uma honra receber uma exposição desse artista que é celebrado no Estado e em todo país e que faz parte da história da Galeria Bublitz, que celebra 35 anos em 2023. Aqui recebemos uma exposição individual de Lopes em 2017 e sua obra também marcou presença em outras quatro exposições coletivas”, recorda

Em “E o amor é tão longe…”, Sergio Lopes retoma um dos temas que se tornou uma de suas marcas-registradas: o “clown”. “Busco na figura do palhaço, personagem plural, rico de personalidades, uma forma de representar metaforicamente o indivíduo apaixonado, suas inquietudes e recordações”, revela o artista.

Em sua obra, Lopes também expressa as figuras de pássaros, romãs e flores, que surgem repetidamente sobre a superfície das telas como em uma eterna busca da beleza, dos sons e dos aromas distantes.

O artista apresenta, em acrílica sobre linho, crianças que posam para retratos serenas, captadas em momentos instantâneos e fugidios, como se ele desejasse paralisar o tempo. Em algumas áreas da pintura, o desenho permanece sem a cobertura de tinta, em uma alusão que representa a finitude e a incompletude do amor.

“O característico nariz vermelho do Clown – a indefectível máscara do personagem, nessa série, é retirada, talvez simbolizando que a busca por esse sentimento distante não necessite de disfarces. O amor pode estar tão longe, mas busco sua materialização, numa tentativa de trazê-lo obviamente, para mais perto…. Creio ter conseguido!”, conclui o artista.

Sergio Lopes

Nascido em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, em 10 de março de 1965, Sergio Lopes cursou Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade de Caxias do Sul. É professor das disciplinas de desenho, do Curso de Tecnologia em Moda e Estilo, na Universidade de Caxias do Sul. Suas obras já estiveram presentes em exposições no Brasil, na Alemanha, na Bélgica, no Canadá e nos Estados Unidos.

Serviço

Local: Bublitz Galeria de Arte
Endereço: 
Av. Neusa Goulart Brizola, 143
Período: 3 de junho a 1 de julho
Vernissage: 3 de junho, das 10h às 14h
Visitação: 
segundas às sextas, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 14h

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

50 Tons de Pretas é finalista em oito categorias do Prêmio Profissional da Música 2022
II Simpósio da Comissão de Responsabilidade Civil da OAB/RS acontece em Caxias do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada