Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 17 de dezembro de 2025
A Federação Paulista de Futebol (FPF) autorizou a entrada da Gaviões da Fiel na Neo Química Arena para o duelo entre Corinthians e Vasco, nesta quarta-feira (17), pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. A liberação ocorre em caráter excepcional após recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, que pediu a suspensão temporária da proibição imposta à principal torcida organizada do Timão.
Com a decisão, a Gaviões poderá acessar o estádio com seus trajes tradicionais, faixas, bandeiras e demais materiais de identificação, algo que estava vetado desde a semana passada. No dia 11, a FPF havia acatado outra recomendação do Ministério Público e determinado que a organizada ficaria impedida de entrar em estádios paulistas até o fim de 2026.
A punição anterior tinha como base episódios recentes envolvendo a torcida. Em abril, durante a final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, a Gaviões foi responsabilizada pelo uso de sinalizadores e fogos de artifício. Já no fim de novembro, integrantes da organizada se envolveram em um confronto com membros da Independente, torcida do São Paulo, após o clássico entre as equipes pelo Brasileirão. A briga ocorreu na região do Bixiga, no centro da capital paulista.
A liberação excepcional reacende o clima de mobilização da torcida corintiana para o primeiro capítulo da decisão nacional. Corinthians e Vasco iniciam nesta quarta-feira a disputa pelo título da Copa do Brasil. A bola rola às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. O jogo de volta está marcado para domingo (21), às 18h (de Brasília), no Maracanã.