Domingo, 02 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de novembro de 2025
Na Feira do Livro de Porto Alegre, a literatura caminha junto com as novas tecnologias de comunicação. Na 71ª edição, que começou na última sexta-feira e segue até 16 de novembro, a novidade é o Feiracast, primeiro podcast oficial do evento. Os programas em formato de áudio digital trazem conversas com autores, pensadores e artistas convidados.
De acordo com Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, promotora da feira, a ideia é utilizar as mídias sociais para ampliar o acesso do público aos acontecimentos do maior evento literário a céu aberto da América Latina.
“As novas tecnologias vieram para auxiliar, e a feira tem que aproveitar isso; com o podcast, queremos transmitir um pouco do sentimento das celebridades e autoridades do livro que passam pela feira a um público ainda maior”, afirma.
O podcast apresenta entrevistas e bate-papos gravados diretamente de um estúdio montado na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. Os episódios são transmitidos ao vivo pelo YouTube e depois poderão ser acessados em plataformas de streaming, como o Spotify.
Para Ledur, é importante que o mercado literário acompanhe a evolução das mídias contemporâneas para se aproximar dos leitores. “A feira como um todo tem que utilizar isso ao seu favor e esse é o nosso papel; entender esse mercado para estender o alcance com mais efetividade.”
Tecnologia e mais leitores
Ao contrário do que se pode imaginar, o avanço de tecnologias como as redes sociais vem incentivando ainda mais a leitura. Segundo o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, a transformação digital vivenciada nos últimos 15 anos está provocando um aumento no interesse pela leitura.
“Os jovens estão lendo ainda mais, pois as redes sociais, os influenciadores digitais, estão dando dicas de leitura. “Eles se sentem pertencentes ao universo da literatura e isso faz com que o livro permaneça em destaque.”
Estrutura
A Feira do Livro reúne 79 expositores e conta com 17 dias ininterruptos de intensa programação. As bancas estão abertas das 10h às 20h. A estrutura ocupa uma área de 8 mil metros na Praça da Alfândega, sendo 5,4 mil metros de área coberta, que neste ano recebeu mais uma proteção especial contra a chuva. Toda a programação pode ser consultada no site feiradolivropoa.com.br.