Terça-feira, 11 de Novembro de 2025

Home Feira do Livro Feira do Livro de Porto Alegre recebe estudantes da rede municipal com auxílio para compra de livros

Compartilhe esta notícia:

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre celebra, nesta edição, uma iniciativa especial voltada à formação de novos leitores. A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Programa Alfabetiza+POA, concederá auxílio financeiro para que alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal possam adquirir livros durante sua visita ao evento. A compra começou hoje, e muitos estudantes já garantiram seus exemplares nas bancas da Praça da Alfândega.

A ação reforça o compromisso compartilhado entre o poder público e a Feira do Livro em ampliar o acesso à literatura e fortalecer o processo de alfabetização na infância, estimulando o contato direto com o livro, a escolha autônoma de obras e o despertar do interesse pela leitura.

“Esta ação representa o fechamento de um ciclo que precisa unir todas as pontas: o trabalho feito em sala de aula, a oportunidade de viver a Feira do Livro e, por fim, a possibilidade de cada criança escolher e levar seu próprio livro para casa. Estamos falando de uma experiência completa, que incentiva o hábito da leitura, democratiza o acesso à literatura e fortalece a formação de novos leitores”, destaca Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Ao todo, 7.297 crianças poderão viver a experiência de escolher seus próprios livros, usando um cartão de R$ 60,00 durante a visita orientada pelos professores.

Principais destaques desta segunda-feira

A segunda-feira (10) na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre foi marcada por atividades que movimentaram estudantes, jovens leitores e o público interessado em literatura contemporânea e debates formativos.

No Espaço Jovem Banrisul, o escritor Chiquinho Divillas conduziu um bate-papo descontraído, compartilhando histórias, inspirações e percepções sobre seu trabalho. Ainda no mesmo espaço, a autora Sonia Rosa abordou o tema da educação antirracista, reforçando a importância de uma formação crítica e inclusiva.

No Teatro Petrobras Carlos Urbim, o projeto Autor no Palco recebeu a escritora Chris Dias, em encontro voltado a alunos do Ensino Fundamental. A autora dialogou com o público sobre sua trajetória e o papel da leitura na constituição de novas narrativas.

A programação contou também com a oficina “Grandes autores contemporâneos – O Amante (1984), de Marguerite Duras)” no Auditório Erico Verissimo, ministrada por Sergius Gonzaga. A atividade explorou os aspectos históricos e literários da obra-prima da autora francesa, reconhecida pela força da memória e pela ambientação na Indochina sob domínio francês.

Ao longo da tarde, o Aulão das Leituras Obrigatórias da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) reuniu estudantes e pré-vestibulandos na Sala dos Jacarandás, no Clube do Comércio. A aula, conduzida por Bernardo Lucero de Carli, Octávio Augusto Garcia Reis, Ibirá Souza Costa, Fernando Kruel, Lucas de Lucas e Ednardo, apresentou análises sobre as 12 obras exigidas no vestibular, além de dicas práticas para um bom desempenho na prova.

As atividades seguem ao longo da semana. Nesta terça (11/11), às 14h, o Aulão terá nova edição, novamente na Sala dos Jacarandás, no Clube do Comércio (2º andar).

No final da tarde, a Sala dos Jacarandás recebeu o encontro “Punk é ser mulher”, com Giovana Madalosso e Ana Emília Cardoso, que conversaram sobre os desafios de ser mulher, as comparações de gênero, os julgamentos sociais e a maternidade.

Também integrou a programação a atividade “Linguagens em trânsito: bajubá e literatura”, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, com Amara Moira, Agni Santos e Nanni Rios. As convidadas discutiram as contribuições das literaturas de autoria trans no Brasil e no mundo, refletindo sobre inovações linguísticas – como o bajubá – e suas potências criativas na construção de novas narrativas.

Nesta terça (11), às 17h30, a mesma sala recebe o Sarau das Patronas da Feira do Livro de Porto Alegre, com participação de Martha Medeiros, Cintia Moscovich, Jane Tutikian, Maria Carpi, Marô Barbieri e Valesca de Assis, sob mediação de Paula Taitelbaum.
O encontro promete ser um momento de celebração, troca de memórias, leituras de poemas, textos e, claro, muitas histórias bem-humoradas entre autoras que já foram patronas de diferentes edições da Feira.

A programação completa da Feira do Livro pode ser conferida nos canais oficiais. A 71ª edição segue até 16 de novembro, na Praça da Alfândega, com inúmeras atrações gratuitas para todos os públicos.

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros. A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre é apresentada pela Petrobras, patrocinadora oficial do Teatro Carlos Urbim, conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e do Grupo Zaffari. Patrocínio de Gerdau, Ceee Equatorial, Vero, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working, Senado Federal e Sebrae. Parceiros de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Banco dos Livros, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Embaixada da Noruega, NORLA, Instituto Cervantes, Imersiva, Panvel, Versa, Kodex, Master Hotéis, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Assembleia Legislativa do RS, Mastercard, Sesc, Prefeitura de Guaíba. Apoio institucional: Feevale, Summit, Bibliex e Aliança Francesa. Espaço cedido: Clube do Comércio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Feira do Livro

Prêmio Minuano de Literatura 2025 acontece nesta quarta na Feira do Livro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Debate Show Edição da Tarde