Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 29 de outubro de 2025

As lendas urbanas da cidade serão destaque no estande da prefeitura na 71ª Feira do Livro que se inicia nesta sexta-feira, 31, e prossegue até 16 de novembro, na Praça da Alfândega. A abertura oficial do evento será às 17h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim. No estande de 20 metros quadrados, localizado em frente à Praça de Autógrafos, o público poderá conferir uma exposição sobre as lendas urbanas de Porto Alegre, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Museu Joaquim José Felizardo.
A exposição, intitulada “Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre”, mostra painéis com histórias que integram o imaginário dos moradores da Capital há várias gerações e constituem patrimônio cultural imaterial de Porto Alegre. Algumas delas são: Os Crimes da Rua do Arvoredo, sobre um homem e uma mulher que, supostamente, vendiam linguiça feita de carne humana; a lenda Maria Degolada, uma das mais marcantes, sobre uma jovem brutalmente assassinada por seu companheiro que a degolou no Morro da Conceição; a lenda “As Lágrimas de Obirici”, em que duas moças disputam o amor do chefe guerreiro da aldeia em um torneio de arco e flecha; e as Torres Malditas, sobre a demora na construção da igreja Nossa Senhora das Dores que teria ocorrido devido à maldição lançada por um escravizado injustamente acusado do roubo de um colar da imagem da Santa.
Durante o evento, será distribuído material informativo com lendas urbanas ao público leitor que visitar o estande da prefeitura. “Convidamos a todos para visitar nosso espaço e conheça alguns relatos memoráveis que estão no imaginário da população. Com este material, os leitores poderão mergulhar um pouco em narrativas que revelam o lado curioso e encantador de Porto Alegre”, afirma a Secretária Municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte.
Esta exposição foi inaugurada por ocasião da Noite dos Museus, em maio de 2022 e desmontada no ano passado quando foi preciso criar espaço para realocar os objetos do acervo arqueológico que não foram atingidos pela inundação. “Durante o período em que a mostra esteve exposta, foi a que mais despertou a atenção do público visitante, principalmente o infanto-juvenil”, salienta Beth Corbetta, diretora do Museu.
A programação da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre inclui lançamentos de livros e autógrafos com mais de 300 autores, com nomes nacionais e internacionais. A patrona desta edição é a escritora Martha Medeiros. O horário de funcionamento é das 10h às 22h e a programação inclui centenas de atividades culturais gratuitas, como sessões de autógrafos, debates, contação de histórias, oficinas e apresentações artísticas. A expectativa dos organizadores é a de receber 1,5 milhão de visitantes.