Sexta-feira, 11 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 10 de julho de 2025
Um festival que aconteceria na próxima semana na Eslováquia com o rapper Kanye West foi cancelado devido à “pressão da mídia” e à “retirada de vários artistas e patrocinadores”, informou a equipe organizadora.
“Não foi uma decisão fácil”, afirmou a equipe no Instagram na noite de quarta-feira (9).
Contatado pela AFP nessa quinta-feira (10), o festival Rubicon, que aconteceria em uma propriedade privada de 18 a 20 de julho, se recusou a fornecer mais explicações.
“Queríamos trazer uma grande estrela para a Eslováquia”, disse Robert Miklos, um dos organizadores.
Ao anunciar o único show europeu do rapper americano de 48 anos em 20 de julho em Bratislava, o festival recebeu críticas pelas declarações pró-nazistas do astro. Vencedor de 24 prêmios Grammy, o rapper, que agora atende pelo nome artístico “Ye”, tem intensificado suas declarações antissemitas e pró-nazistas nos últimos anos.
West, que apoia o presidente americano Donald Trump, lançou a música “Heil Hitler” em 8 de maio, 80º aniversário da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Na música, ele presta homenagem a Adolf Hitler, o arquiteto do extermínio de cerca de seis milhões de judeus na Europa entre 1933 e 1945.
A música foi tocada milhões de vezes na plataforma de mídia social X, enquanto outras plataformas, como o YouTube, a baniram.
No Ar: Pampa News