Domingo, 25 de Maio de 2025

Home Cinema Festival de Cannes 2025: Wagner Moura vence prêmio de melhor ator, e Kleber Mendonça Filho o de diretor, pelo filme brasileiro “O Agente Secreto”

Compartilhe esta notícia:

O filme brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de melhor direção na 78ª edição do Festival de Cannes, na França. O ator Wagner Moura, protagonista da película, também foi premiado como melhor ator.

O filme de Kleber Mendonça Filho também era um dos favoritos para ganhar a Palma de Ouro, a maior premiação de Cannes, mas, quem levou foi longa Um simples Acidente, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi.

“O Agente Secreto” teve sua estreia mundial no festival, no dia 18 de maio, quando foi ovacionado com mais de 10 minutos de aplausos. Em uma rede social, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, parabenizou Kleber Mendonça e Wagner Moura, pela premiação.

Na imprensa internacional, o filme chegou a ser definido como “thriller maravilhoso”, “obra-prima” e “monumental”. Apesar dos prêmios de melhor ator e melhor direção, “O Agente Secreto” não levou a principal estatueta do festival, a Palma de Ouro. O vencedor da categoria foi “A Simple Accident”, de Jafar Panahi.

Apesar de ser presença constante no festival, o Brasil não foi vencedor de nenhuma Palma de Ouro nos últimos 20 anos. A única já vencida pelo País foi com “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, em 1962.

“O Agente Secreto” marca o terceiro filme de Kleber Mendonça Filho na disputa pela Palma de Ouro. Anteriormente, ele esteve na competição com Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Em 2023, o diretor também participou do Festival de Cannes com o documentário Retratos Fantasmas, apresentado em uma mostra paralela.

O filme

A trama se passa em Recife, durante o ano de 1977, ainda no período da ditadura militar brasileira. Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor de 40 anos especializado em tecnologia que deixa São Paulo para retornar à sua cidade natal, buscando recomeçar e escapar de um passado violento e misterioso.

Ao chegar em Recife durante o período Carnaval, Marcelo percebe que está sendo espionado por vizinhos. O protagonista vê a aparente tranquilidade da cidade se dissipar quando o passado começa a alcançá-lo, transformando seu refúgio em ambiente hostil.

O trailer oficial ainda não foi divulgado, mas dois trechos disponíveis online mostram a atmosfera da produção. Em uma cena, o personagem de Wagner Moura encontra um cadáver em um posto de gasolina. Em outro fragmento, Marcelo é confundido com um policial disfarçado.

Nos últimos dias, foi anunciado que o filme será lançado nos Estados Unidos pela Neon, a mesma distribuidora de “Anora”, o vencedor do Oscar deste ano. Segundo a produtora Dora Amorim, a parceria com a empresa americana é “muito importante” para as campanhas do longa no exterior.

Mais prêmios

Além da premiação na mostra principal, “O Agente Secreto” foi escolhido o melhor da seleção oficial pelo júri da FIPRESCI, principal associação de críticos de cinema do mundo. Além disso, também recebeu o Prix des Cinemás Art et Essai, premiação concedida pela Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Filme brasileiro “O Agente Secreto” vence o Fipresci, prêmio dos críticos no Festival de Cannes
“O Agente Secreto”: veja quando o filme estreia no Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada