Quinta-feira, 17 de Julho de 2025

Home Cinema e TV Festival de Gramado vai homenagear Rodrigo Santoro e Marcélia Cartaxo

Compartilhe esta notícia:

O Festival de Cinema de Gramado anunciou, em evento realizado no Rio de Janeiro, os homenageados de sua 53ª edição. Tradicional no calendário cultural brasileiro, o festival acontecerá entre os dias 13 e 23 de agosto, na Serra Gaúcha, reunindo artistas, cineastas e profissionais da indústria audiovisual.

A cerimônia de abertura contará com a exibição de “O último azul”, novo filme do diretor pernambucano Gabriel Mascaro. A produção conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim e marca o retorno de Mascaro ao circuito nacional. A escolha do longa para abrir o evento reforça a valorização do cinema autoral brasileiro.

Um dos protagonistas de “O último azul”, Rodrigo Santoro será homenageado com o Kikito de Cristal, prêmio entregue a personalidades com trajetória reconhecida internacionalmente. O ator, que já participou de diversas produções em Hollywood, também tem sido cada vez mais presente em projetos nacionais de prestígio.

Outra grande homenageada será a atriz Marcélia Cartaxo, que receberá o troféu Oscarito, dedicado a grandes nomes da atuação no cinema brasileiro. Marcélia ficou conhecida pelo papel principal em “A hora da estrela” (1985) e voltou a ser celebrada em “Pacarrete” (2019), filme que lhe rendeu diversos prêmios.

A produtora Mariza Leão também será reconhecida nesta edição com o troféu Eduardo Abelin, voltado a profissionais de bastidores que contribuem para o fortalecimento do audiovisual brasileiro. Leão tem no currículo sucessos de bilheteria como “Minha mãe é uma peça”, um dos filmes nacionais mais assistidos da história recente.

Durante o evento no Rio, que contou com a presença dos curadores Caio Blat e Marcos Santuario e da presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, foi anunciada a exibição em pré-estreia da série “Máscaras de oxigênio não cairão automaticamente”, criada por Marcelo Gomes e Carol Minêm. A produção é uma das novidades que reforçam a diversidade de formatos no festival.

A série, estrelada por Ícaro Silva, Bruna Linzmeyer e Johnny Massaro, será apresentada no Palácio dos Festivais e deve atrair atenção tanto do público quanto da crítica. A aposta na exibição de séries durante o festival já se consolidou nos últimos anos, com destaque para “Cangaço novo” (2023) e “Cidade de Deus: A luta não para” (2024).

Com a combinação de homenagens a grandes nomes do cinema, pré-estreias aguardadas e espaço para novas linguagens audiovisuais, o Festival de Gramado se mantém como uma das principais vitrines da produção cinematográfica brasileira e latino-americana. A expectativa é de mais uma edição marcada pela diversidade e pelo prestígio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema e TV

Morre compositor Lalo Schifrin, autor do tema de “Missão: Impossível”
“Tieta” ganhará adaptação nos cinemas, estrelada por Suzana Pires
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias