Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 2 de outubro de 2025
Oportunidades na Indústria
O Sistema FIERGS anunciou nesta quarta-feira, em meio à programação do Futur.E, o lançamento da plataforma Oportunidades na Indústria, voltada à aproximação entre empresas e profissionais. O portal gratuito reúne vagas de diferentes modalidades e pretende facilitar o processo de recrutamento, inserção no mercado e divulgação de oportunidades de trabalho. Por meio do site, as empresas poderão cadastrar vagas, acessar perfis qualificados e acompanhar indicadores de recrutamento, enquanto os profissionais terão acesso a dicas de seleção, vagas atualizadas e recursos de criação de currículos online. A FIERGS espera conectar, em média, 140 mil pessoas qualificadas por ano, ampliando o acesso das indústrias a talentos e contribuindo para reduzir a escassez de profissionais no setor. De modo a facilitar o uso dos mecanismos, a plataforma oferece vídeos tutoriais e conteúdos explicativos tanto para empresas quanto para candidatos.
Responsabilização por fraudes
De olho em práticas que podem acarretar prejuízos aos cidadãos e ao caixa do Estado, o deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos) está articulando no Parlamento gaúcho um projeto que estabelece questões específicas e modernas de responsabilização de pessoas jurídicas por atos lesivos contra a Administração Pública Estadual. O parlamentar propõe alterar a Lei Anticorrupção para incluir a responsabilização de empresas que fraudem ou utilizem de forma ilícita sistemas, cadastros ou serviços públicos, prática que compromete a segurança da infraestrutura, fomenta esquemas fraudulentos e afeta diretamente a lisura da administração. O autor do texto pontua ainda que a medida amplia a proteção aos usuários dos serviços públicos, permitindo a responsabilização mesmo quando não há dano direto ao erário, mas há prejuízo efetivo ao cidadão, sobretudo em situações de vulnerabilidade. “São medidas inovadoras para a proteção do patrimônio público e dos direitos da população usuária dos serviços públicos estaduais, visando o fortalecimento do sistema de integridade e combate à corrupção no RS”, destaca o parlamentar.
Seguro ampliado
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber (PSB) protocolou um projeto de lei que prevê o pagamento, pelo governo do Estado, de parte do prêmio do seguro rural contratado diretamente nas seguradoras. Elaborada a partir de sugestão da Fetag-RS, a proposta tem como foco principal a agricultura e a pecuária familiar, especialmente vulneráveis aos impactos de eventos climáticos extremos. A subvenção será concedida por meio de programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com prioridade conforme perfil produtivo e vulnerabilidade. Os recursos virão do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais e outras fontes definidas pelo Executivo, que também será responsável pela regulamentação da medida. “Temos milhares de produtores excluídos do Proagro – Programa de Garantia da Atividade Agropecuária. Ao mesmo tempo, estamos enfrentando cada vez mais eventos climáticos severos, que impactam diretamente a produção e a renda dos agricultores familiares”, explica Weber.
Pavimentação no Taquari
Lideranças municipais do Vale do Taquari, articuladas pelo deputado Sergio Peres (Republicanos), reuniram-se nesta quarta-feira com a Casa Civil do Estado para tratar de obras de pavimentação em Marques de Souza e Canudos do Vale. Durante o encontro, foram formalizados pedidos de asfaltamento da rota de ligação entre os dois municípios, além da Estrada Geral Picada May e da Estrada da Bela Vista do Fão, utilizadas como alternativas em situações de emergência. A comitiva destacou a importância das obras para o escoamento da produção agrícola e a segurança da população em períodos de eventos climáticos extremos. Em resposta às solicitações, o secretário-chefe da Casa Civil, Airton Lemos, garantiu atenção do governo gaúcho aos pleitos apresentados.
Alienação parental
A pedido da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), a CCJ da Câmara terá uma audiência pública nesta quinta-feira para debater a possível revogação da Lei de Alienação Parental. A medida, vigente desde 2010, busca impedir que um dos genitores atue para impedir o outro da convivência com os filhos, a partir da restrição de contato ou influência para desqualificação. A discussão surge na esteira de críticas sobre o uso inadequado da legislação por responsáveis acusados de abuso, que utilizam do recurso para rebater denúncias de violência. A requerente do encontro pontua que a discussão possui ampla complexidade, envolvendo argumentos significativos tanto pela continuidade quanto pela derrubada da lei.
@obrunolaux