Sexta-feira, 06 de Março de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 6 de março de 2026

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) marcará presença na 26ª Expodireto Cotrijal, que ocorre de 9 a 13 de março, em Não-Me-Toque, no Norte do estado. Considerada uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expodireto reúne produtores, empresas e lideranças do setor para discutir tecnologia, inovação e oportunidades de negócios no campo.
Com estande próprio e a participação conjunta do Sesi-RS, Senai-RS e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), o Sistema Fiergs levará à feira serviços voltados à educação, capacitação e inovação, além de promover debates sobre comércio exterior e competitividade industrial. A programação inclui também presença na Arena Agrodigital, espaço dedicado à demonstração de soluções tecnológicas para o setor agropecuário.
O presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, afirma que a entidade aposta na Expodireto como um ambiente estratégico para fortalecer a conexão entre indústria e campo. “A Fiergs vai estar lá com estande próprio, junto com o Sesi, o Senai e o IEL. Nós vamos estar com toda a nossa equipe, porque acreditamos muito na Expodireto”, afirma. Segundo ele, a feira é tradicionalmente um importante gerador de negócios, especialmente para o segmento de máquinas agrícolas.
Apesar da expectativa de movimentação comercial, Bier ressalta que o momento atual do setor produtivo é desafiador. “Nosso setor está atravessando um momento muito difícil. Viemos de alguns anos de seca e enchentes, e agora o preço das commodities caiu muito”, observa. Ele acrescenta que a safra ainda enfrenta incertezas em função da estiagem e da variação cambial.
“O agricultor plantou com o dólar alto. Todos os insumos – adubo, herbicida, diesel – foram comprados quando o câmbio estava elevado, e agora o dólar baixou enquanto o preço das commodities também recuou”, explica. Mesmo diante desse cenário, a expectativa é de que a feira estimule investimentos, especialmente na modernização de equipamentos no campo. “Há agricultores que precisam renovar seu parque de máquinas, porque muitos equipamentos já estão obsoletos”, afirma.
Durante a Expodireto, o Sistema Fiergs também apresentará iniciativas voltadas à qualificação e produtividade. Entre elas estão a educação de jovens e adultos (EJA) voltada a produtores rurais, a plataforma Oi — que conecta empresas a talentos — e o programa Brasil Mais Produtivo, focado no aumento da eficiência de pequenas e médias indústrias.
Na Arena Agrodigital, o foco será demonstrar como a indústria contribui com tecnologia e soluções para o campo. “Vamos mostrar na prática uma indústria que contribui com tecnologia, capacitação e soluções para o agro. Nosso objetivo é fortalecer essa parceria e ajudar o Rio Grande do Sul a produzir mais, com maior valor e sustentabilidade”, destaca Bier.
Outro destaque da participação da entidade será um painel dedicado ao acordo entre Mercosul e União Europeia, marcado para terça-feira (10), às 10h30. O debate, promovido em parceria com o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), abordará os impactos do tratado para o setor industrial e para o agronegócio gaúcho.
O encontro reunirá especialistas e lideranças do setor. A vice-presidente do Simers, Carolina Rossato, apresentará a visão da indústria sobre competitividade e exportações. Já o economista-chefe da Fiergs, Giovani Baggio, analisará os efeitos macroeconômicos do acordo, incluindo impactos sobre comércio exterior, investimentos e indústria regional. Também participam Luciano D’Andrea, gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Sistema Fiergs, e Rafael Prikladnicki, presidente da InvestRS, que discutirão desafios regulatórios, inovação e adaptação das empresas ao mercado europeu.
Para Bier, o momento exige articulação e troca de conhecimento entre os setores produtivos. “Para que tenhamos ótimos resultados nas lavouras, precisamos da tecnologia que vem da indústria. E as indústrias dependem dos bons resultados do agronegócio para suas vendas. Isso reforça a importância da conexão entre os dois mundos”, conclui.