Sexta-feira, 28 de Novembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 28 de novembro de 2025
A Conmebol e as autoridades peruanas estimam que até sábado (29), dia da final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, a cidade do Peru, capital peruana, receba ao menos 50 mil torcedores brasileiros. O Estádio Monumental, que sedia a decisão pela segunda vez, terá público de cerca de 60 mil pessoas, sendo 50 mil vindos do Brasil e 10 mil locais.
Para garantir a segurança, foi montado um esquema especial com 1.600 policiais, incluindo 150 em motocicletas, responsáveis por atuar nos pontos de concentração de torcedores, nas vias de acesso ao estádio e no controle do trânsito.
Além disso, 100 agentes extras de trânsito foram destacados para áreas estratégicas como Puruchuco, Pentagonito e a praia de La Herradura, locais de pré-concentração dos palmeirenses. Os flamenguistas ficarão na Avenida 22 de Julio, a 25 km de distância da torcida rival.
A rivalidade entre os clubes, marcada por títulos recentes e provocações, trouxe um ambiente mais hostil do que o visto em 2021, em Montevidéu. Nesta semana, já houve registro de briga em Miraflores, bairro turístico de Lima, quando um torcedor do Flamengo agrediu um palmeirense. Raphael Monteiro, torcedor alviverde, relatou ainda que garrafas foram arremessadas contra palmeirenses.
Apesar disso, há também momentos de convivência pacífica. No shopping Larcomar, torcedores dos dois clubes têm se reunido diariamente em disputas de cânticos e provocações amistosas. Em outros pontos da cidade, no entanto, há concentração exclusiva de cada torcida: os flamenguistas ocupam a rua das Pizzas, em Miraflores, com festas de pagode e cerveja, enquanto os palmeirenses migraram de San Isidro para Barranco, bairro boêmio e turístico.
Segundo o general Felipe Monroy, Miraflores e Barranco são os bairros com maior presença policial, além dos arredores do Monumental.
“Deslocamos policiais para os distritos onde receberemos mais de 50 mil torcedores que chegarão ao país nos próximos dias, e precisamos garantir a segurança deles. Milhares estão chegando pelo aeroporto, mas também pelas fronteiras de Tacna, Puno e Madre de Dios. Estamos tomando todas as medidas necessárias”, afirmou Monroy.
As organizadas de Palmeiras e Flamengo devem chegar a Lima nesta sexta-feira, após seis dias de viagem de ônibus. As rotas estão sendo monitoradas em tempo real, com escolta coordenada e comunicação entre polícias brasileiras e peruanas. O Ministério da Justiça criou um grupo para compartilhar o georreferenciamento dos veículos e dados de identificação dos torcedores que compraram ingressos.
Os ingressos destinados ao Flamengo já estão esgotados, reforçando a expectativa de uma presença maciça da torcida rubro-negra no Monumental.