Sábado, 01 de Novembro de 2025

Home em foco Final da Libertadores no Brasil? Saiba o que pensam Flamengo, Palmeiras e Conmebol após sugestão de presidente da CBF

Compartilhe esta notícia:

O presidente da CBF, Samir Xaud, sugeriu a possibilidade de mudar do Peru para o Brasil a sede da final da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo. Brasília e Belém foram duas cidades citadas pelo presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, após ele ter acompanhado a goleada do alviverde sobre a LDU por 4 a 0, que garantiu a classificação do time paulista. Porém, publicou O Globo, não existe nenhum movimento para tirar o jogo do Estádio Monumental de Lima.

A Conmebol já reforçou que segue confirmada a final na capital peruana no fim do próximo mês. Qualquer chance de mudança dependeria de uma sinalização do próprio país, que passa por uma crise política, mas não cogitou abrir mão da final. Xaud também citou a necessidade de interesse dois dos clubes.

“Com essa final brasileira, agora nós vamos podemos ver a possibilidade de vir para o Brasil. Isso se os clubes tiverem interesse. Se os clubes se manifestarem, tiverem a intenção, a CBF pode ajudar nessa interlocução com a Conmebol”, afirmou o presidente da CBF.

Visão dos finalistas

A reportagem de O Globo consultou Palmeiras e Flamengo, que não comentaram as falas de Xaud e não demonstram ter interesse em fazer qualquer movimento, por não quererem entrar em “dividida” com a Conmebol. Ambos deixam a responsabilidade de uma decisão deste tipo totalmente nas mãos da entidade.

Segundo o blog do Diogo Dantas, após a classificação do Flamengo — contra o Racing, na quarta-feira —, dirigentes da Conmebol já indicaram ao clube que não há planos para alterações. Inclusive, as pré-inscrições para compra de ingressos começaram a ser realizadas nesta semana.

De olho no Mundial

A final entre Palmeiras e Flamengo na Libertadores garante o primeiro brasileiro no próximo Mundial de Clubes, que ocorrerá em 2029, em sede ainda a ser definida. A Conmebol tem direito a seis vagas para o torneio, sendo que quatro serão destinadas justamente aos campeões da principal competição continental da América do Sul.

Tanto Palmeiras quanto Flamengo estiveram na primeira edição do reformulado Mundial de Clubes, que ocorreu nos Estados Unidos, neste ano. As equipes asseguraram a vaga após conquistarem a Libertadores em 2021 e 2022, respectivamente. Além deles, Fluminense e Botafogo, campeões das duas edições seguintes, também participaram do torneio nos Estados Unidos.

O formato de classificação do Mundial de Clubes pela Conmebol também assegura duas vagas por meio do ranking da Conmebol. O Palmeiras lidera, seguido pelo Racing. Entretanto, se outra equipe brasileira conquistar a Libertadores até 2029, essa classificação não poderá ser utilizada pelos demais clubes do País para garantir a vaga para o Mundial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Seu celular está te ouvindo? Veja a resposta oficial de chefe do Instagram
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Madrugada