Domingo, 07 de Agosto de 2022

Home em foco Finlândia e Suécia abrem conversas com Turquia sobre entrada na Otan

Compartilhe esta notícia:

Contrário à entrada da Finlândia e da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o presidente da Turquia, Tayip Erdogan, falou neste sábado (21) com líderes dos dois países por telefone, informaram os três países.

A Finlândia e a Suécia entregaram oficialmente a candidatura para entrada na aliança esta semana semana. Mas a Turquia, que é membro do grupo, disse que vai barrar as novas adesões, em protesto contra os países nórdicos, que Ancara acusa de abrigar terroristas turcos.

A oposição turca surpreendeu os outros integrantes da Otan, que esperavam apressar o processo para garantir à Finlândia e à Suécia mais segurança contra ameaças crescentes da Rússia na região.

Segundo o governo turco, Erdogan disse à primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, esperar passos concretos sobre suas preocupações. Na conversa, ele também pediu o fim de um embargo comum imposto à Turquia em 2019 após incursão do país na Síria.

Andersson, segundo a Suécia, respondeu que as conversas estão abertas, especialmente sobre terrorismo.

Na outra ligação, com a Finlândia, Niinisto disse que teve uma conversa “aberta e direta” com Erdogan e que “o diálogo continua”.

“Eu apontei a ele que, como membros da Otan, a Finlândia e a Suécia se comprometerão com a segurança de todos os integrantes, e a nossa relação vai crescer e se fortalecer”, declarou o presidente finlandês. “A Finlândia condena o terrorismo em todas as suas formas e manifestações”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Mais de 100 países firmam acordo por migração segura pelo mundo
Linhagem BA.5 da ômicron domina casos de covid em Portugal, que lidera novos contágios na União Europeia
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News