Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 23 de setembro de 2025
Os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES) participaram, junto ao advogado da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), de uma reunião com o vice-premiê da Itália, Matteo Salvini, nessa terça-feira (23), quando pediram por uma transferência do regime de pena dela de fechado para domiciliar. Condenada a dez anos de prisão por invasão a sistemas de Justiça, a parlamentar se refugiou na Itália e está presa no país estrangeiro.
Advogado de Zambelli, Fabio Pagnozzi afirmou ao jornal O Globo que os parlamentares fizeram um apelo para que as autoridades italianas leiam uma representação enviada pela defesa “com todos os fatos desde a instauração do inquérito até sua prisão na Itália”.
“A deputada está em situação de vulnerabilidade. Queremos que haja transferência para uma prisão domiciliar até que seja concluída a extradição”, diz o advogado.
A parlamentar, que estava isolada do núcleo próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), voltou a ser defendida por bolsonaristas, sobretudo após a condenação do ex-mandatário no Supremo Tribunal Federal (STF) há duas semanas.
Em postagem nas redes, os senadores alegam que conversaram com a autoridade italiana sobre “as graves violações de direitos humanos”. Eles afirmaram a Salvani que vem ocorrendo no Brasil, além de “perseguição política contra lideranças de direita, em especial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro”. O tarifaço americano ao Brasil também foi abordado no encontro.
“Pudemos explicar (a ele) um pouco da situação que está acontecendo no nosso País. As perseguições e ele se mostrou bastante sensível. Não só porque conhece o presidente Bolsonaro, (mas porque) sabe a importância de a direita ter a unidade em todo o mundo”, disse Flávio em vídeo publicado nas redes sociais.
A postagem foi compartilhada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que disse que esteve no início “dessa missão humanitária” para visitar a deputada Carla Zambelli.
Comissão
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados ouve, nesta quarta-feira (24), a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), no contexto do processo que pode levá-la a perder o mandato por condenação criminal.
Ela está presa na Itália, onde aguarda o julgamento de pedido de extradição para o Brasil. Ela e o hacker Walter Delgatti Neto foram condenados por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. Zambelli também foi condenada à perda do mandato parlamentar, decisão que está em análise na Câmara. (Com informações do jornal O Globo e da Câmara dos Deputados)