Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 10 de dezembro de 2025
Durante participação no programa do jornalista William Waack de terça-feira (9), Leonardo Barreto, sócio da consultoria Think Policy, afirmou que o senador Flávio Bolsonaro tem capacidade de “implodir uma eleição”, mesmo sem condições de vencer um pleito.
Segundo Barreto, o cenário político atual chegou a um ponto em que o próximo passo poderia levar a uma radicalização onde todos perderiam.
“A radicalização do bolsonarismo seria uma implosão aos moldes do que o Evo Morales fez na Bolívia nesse ano, quando o ex-presidente boliviano diz assim: eleição sem Evo Morales não é eleição”, explicou.
O analista destacou que, na Bolívia, essa postura resultou no afastamento de 20% do eleitorado do processo, destruiu a esquerda no Congresso e colocou dois candidatos de direita no segundo turno.
“Acho que está muito claro que o Flávio não tem condições de vencer uma eleição, mas ele tem claras condições de implodir uma eleição”, avaliou.
Recuos estratégicos
Barreto também analisou a situação do PL da Dosimetria, classificando-o como “o arranjo político possível”. Ele observou sinais de moderação tanto do bolsonarismo quanto do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
“O Centrão fez questão de mandar um sinal. E esse sinal é curioso porque ele também é para o STF. Ele não cancela o julgamento. Ele reconhece o resultado do julgamento. Ele reconhece o trabalho do Alexandre de Moraes. Chancela o trabalho do Alexandre de Moraes. Só reduz a pena”, explicou o analista.
Para Barreto, esses movimentos indicam que os diferentes atores políticos perceberam que uma escalada na tensão poderia levar a um ponto sem retorno.
“Me parece que a gente tem sinais de que o pessoal resolveu tirar um pouco o pé, porque percebeu que o próximo passo podia levar a um tipo de radicalização onde o pessoal podia ir longe demais”, concluiu.
Na terça, Flávio afirmou que sua candidatura ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026 é “irreversível” e que não existe a possibilidade de “voltar atrás”.
“Essa candidatura é irreversível, palavras dele (Jair Bolsonaro). Não vamos voltar atrás, vamos seguir em frente. A partir de agora é ir conversando com as pessoas, pra ter as pessoas certas ao nosso lado”, disse.
A fala aconteceu após o senador visitar seu pai, Jair Bolsonaro, pela primeira vez após Flávio tornar pública a escolha do ex-presidente por seu nome para disputar a Presidência da República em 2026. (Com informações da CNN Brasil)