Quinta-feira, 29 de Maio de 2025

Home Rio Grande do Sul Foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul está contido, afirma ministro da Agricultura

Compartilhe esta notícia:

Em audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado, nesta terça-feira (27), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o foco de gripe aviária encontrado em uma granja comercial no município gaúcho de Montenegro, há cerca de duas semanas, está contido.

O ministro disse não ter dúvida que o Brasil vai se declarar livre da doença nos próximos 22 dias, a partir da desinfecção total do estabelecimento.

“Passados 15 dias desde a confirmação do foco, o sistema sanitário brasileiro funcionou. Ontem, estávamos com 21 casos em investigação e hoje estamos com 11. Duas granjas comerciais com suspeita da doença deram resultado negativo”, afirmou.

Fávaro disse que 24 parceiros comerciais bloquearam as compras de carne de frango e outros subprodutos de aves de todo o Brasil. Outros 13 países suspenderam as importações ou do Rio Grande do Sul, ou do município de Montenegro.

Apesar do fechamento desses mercados, o ministro ressaltou que o Brasil conta com 120 países completamente abertos para o frango brasileiro. Ele acrescentou que 70% da produção nacional são consumidos no mercado interno.

“Claro que haverá um impacto, mas nada alarmante. Nossa expectativa é, após divulgarmos que o Brasil está livre, avançarmos na repactuação com todos os países que restringiram. Alá lá, não é recomendável a gente pedir algo para algum país”, afirmou.

O ministro enfatizou que o vírus da gripe aviária circula no mundo há pelo menos 30 anos e, há 19 anos, em granjas comerciais. O Brasil, nesse período, tornou-se o único grande produtor mundial de carne de frango e ovos sem o vírus nos seus planteis.

“A presença do vírus em território brasileiro é fruto de aves migratórias. Um dia, por um motivo ou por outro, ia acabar acontecendo em granjas comerciais”, disse Fávaro, acrescentando que foram abatidos no Brasil 17 mil animais.

Na segunda-feira, o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que foi negativo o teste para gripe aviária no município de Ipumirim, em Santa Catarina. O resultado era esperado pelo governo e o setor privado.

O ministro da Agricultura voltou a defender a criação de um fundo nacional para ajudar na indenização de produtores que tiveram perdas econômicas com crises e episódios sanitários, como o da gripe aviária. Como esse instrumento está previsto em um projeto de lei que tramita no Congresso, o ministro pediu apoio aos senadores da Comissão de Agricultura. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Trump diz que Putin está “brincando com fogo”; Rússia cita risco de Terceira Guerra Mundial
Chuva provoca transtornos em municípios gaúchos; São Borja decreta situação de emergência
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada