Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025

Home Bruno Laux Folclore gaúcho terá presença ampliada no currículo escolar do RS

Compartilhe esta notícia:

Cultura regional

O ensino do folclore gaúcho será ampliado no currículo escolar do RS a partir do projeto de lei do deputado Luiz Marenco (PDT) aprovado nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa. A matéria permite que, de forma integrada à base curricular já existente, as instituições de ensino desenvolvam atividades educativas, artísticas e culturais relacionadas a lendas, danças, músicas, costumes, crenças populares e demais expressões do folclore regional. O estudo, atualmente concentrado na educação infantil e nos anos iniciais, passará a acompanhar os estudantes até o ensino médio, com o objetivo de aprofundar o conteúdo, fortalecer a identidade cultural e inserir de forma contínua a cultura do Estado na formação escolar. Com aval do Legislativo, o texto segue para sanção do governador Eduardo Leite.

Troca de comando

Cerca de duas semanas após a repercussão do anúncio de suspensão dos espetáculos do Multipalco por falta de efetivo, o governo do Rio Grande do Sul confirmou nesta terça‑feira o encerramento do ciclo de Antônio Hohlfeldt à frente da Fundação Theatro São Pedro. Em nota, o Executivo informou que o secretário‑adjunto da Secretaria da Cultura (Sedac), Fabiam Thomas, assumirá interinamente a presidência da fundação e garantiu que a programação será mantida “sem suspensão das atividades”, ressaltando o compromisso do Estado com a continuidade das ações culturais. Hohlfeldt estava à frente da instituição desde 14 de março de 2018, quando assumiu o cargo na gestão do então governador José Ivo Sartori.

Processo disciplinar

A Comissão de Ética da Câmara de Porto Alegre aprovou a abertura de processo disciplinar contra os vereadores Natasha Ferreira (PT), Aldacir Oliboni (PT), Giovane Culau e Coletivo (PCdoB), Juliana de Souza (PT) e Roberto Robaina (PSOL). A decisão atende a pedido da presidente da Casa, Comandante Nádia (PL), que requer investigação por suposta violação do regimento interno após o grupo usar o Plenário Otávio Rocha para coletiva de imprensa sobre a CPI do Desmonte do DMAE, no dia 13 de outubro. Nádia argumenta que o ato teve objetivo político-partidário e ocorreu sem autorização, configurando quebra de decoro. Os vereadores foram notificados e terão cinco sessões ordinárias para apresentar defesa e indicar provas.

Acusações contestadas

Para a vereadora Natasha Ferreira (PT), a denúncia de Comandante Nádia (PL) à Comissão de Ética da Câmara de Porto Alegre representa uma tentativa de retaliação política. A parlamentar contesta as acusações da presidente do Legislativo Municipal e afirma que a ação representa “um retrato do autoritarismo e da violência”. Já o vereador Giovani Culau descreve o requerimento como “tentativa de perseguir e intimidar a oposição”, explicando que o ato buscou comunicar os resultados da CPI do DMAE. Nas redes sociais, o parlamentar questionou a possibilidade dos vereadores serem punidos “por utilizar o plenário da Câmara Municipal para o qual foram eleitos”.

Deputado Emérito

A Assembleia Legislativa concederá em sessão solene nesta quarta-feira o título de Deputado Emérito a Adilson Troca (PSDB), em reconhecimento à sua trajetória de cinco mandatos consecutivos no Parlamento gaúcho. Proposta pela bancada tucana, a homenagem destaca o pioneirismo político do ex-deputado, natural de Rio Grande, que também atuou como secretário estadual do Meio Ambiente e foi o primeiro vereador da sigla no Sul do país. O legado legislativo de Troca inclui a autoria de 26 leis estaduais, com ênfase em iniciativas de impacto social, como o passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência e o incentivo à doação de órgãos. Para o líder da bancada, deputado Professor Bonatto, a distinção celebra uma atuação pública pautada pelo compromisso com a justiça social e o desenvolvimento do RS. (Por Bruno Laux – @obrunolaux)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

MPF recomenda desativação do Memorial Ernesto Geisel na UCS, em Bento Gonçalves
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News