Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025

Home Brasil Força Aérea Brasileira faz levantamento para possível compra de novo avião presidencial

Compartilhe esta notícia:

A FAB (Força Aérea Brasileira) está realizando um levantamento para avaliar a compra de uma nova aeronave presidencial. A sondagem por modelos de aviões acontece depois de problemas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem enfrentado com aeronaves durante viagens oficiais desde o ano passado.

Segundo o último balanço da FAB, foram três ocorrências em 2024 envolvendo a aeronave presidencial VC-1 e uma neste ano com a aeronave C-105 Amazonas.

De acordo com a FAB, o objetivo do levantamento é “verificar as possibilidades disponíveis no mercado, visando o atendimento das demandas relacionadas a uma aeronave com características adequadas às atuais necessidades da Presidência da República”.

O último problema foi registrado em outubro deste ano. A aeronave levaria Lula para uma agenda na Ilha de Marajó, no Pará. Segundo o petista, o avião apresentou uma falha técnica antes de decolar. A ocorrência, no entanto, não foi na aeronave presidencial oficial, mas em um avião de apoio.

No ano passado, o avião presidencial VC-1 teve um problema técnico logo após decolar no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, perto da Cidade do México. O problema foi resolvido durante o voo, porém, a aeronave precisou dar voltas por quase cinco horas para consumir combustível e pousar em segurança. Após esse incidente, o petista declarou que compraria uma aeronave para a Presidência, o que ainda não foi feito.

Segundo a FAB, em todas as situações as ações corretivas foram adotadas de acordo com os protocolos de manutenção preventiva e corretiva previstos, sem quaisquer riscos à segurança das autoridades transportadas.

Na época dos incidentes, a FAB afirmou também que mantém avaliação técnica contínua da frota, “garantindo que todas as aeronaves estejam em condições adequadas de operação e em conformidade com os mais elevados padrões internacionais de segurança”.

Compra de aeronave presidencial

No processo para a compra de uma aeronave presidencial, a FAB entra como um órgão executor do governo federal. Ou seja, esse levantamento que está sendo realizado pelos militares partiu de uma demanda da própria Presidência.

Atualmente, a FAB possui duas aeronaves presidenciais: o VC-1 e o VC-2. No entanto, qualquer avião da FAB pode atender o presidente da República, a depender principalmente da questão de logística.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mais de 46 mil detentos deixaram as prisões na saidinha de Natal no Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias