Domingo, 21 de Julho de 2024

Home Porto Alegre Força-tarefa de limpeza pós-enchente se concentra na Zona Norte de Porto Alegre neste domingo

Compartilhe esta notícia:

A força-tarefa do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) após a enchente chega a cinco locais neste domingo (23). Desde 6 de maio, quando o trabalho começou nos pontos de resgate, até a noite de sábado (22), foram retiradas 78.673 toneladas de resíduos das ruas, como restos de móveis estragados, raspagem de lodo acumulado e lixo de varrição. Neste domingo o foco do serviço de limpeza é na Zona Norte, com mutirão nas vias internas do bairro Sarandi.

Mutirão no Sarandi

O Mutirão de limpeza no bairro Sarandi acontece neste final de semana (22 e 23 de junho), na Vila Elizabeth e visa concentrar equipes do DMLU e equipamentos para atuação no bairro, que é um dos maiores da Capital, com cerca de 70 mil habitantes (dados do Censo 2010)

“O Sarandi foi um dos bairros mais afetados pela inundação e um dos últimos a ter o recuo das águas. Além disso, abrange uma grande área territorial, por isto resolvemos intensificar esforços na região neste fim de semana”, destaca o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.

As equipes trabalham na limpeza pós-enchente das vias internas do bairro, no perímetro localizado entre a rua Aderbal Rocha de Fraga, avenida Faria Lobato e rua Gabriel Franco da Luz.

Força-tarefa de limpeza

Cerca de 1.040 garis estão atuando nos bairros mais afetados pela cheia do Guaíba. Os trabalhadores são auxiliados por 477 equipamentos, entre caminhões e retroescavadeiras, que contam também com equipe de motoristas e operadores das máquinas, entre fiscais e apontadores, somando um efetivo de cerca de 1,5 mil pessoas na força-tarefa de limpeza. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Bota-espera

Bota-espera são áreas próximas das regiões inundadas, onde o DMLU descarrega os materiais recolhidos. Depois, os resíduos serão direcionados para o aterro de inertes em Gravataí. Moradores e empresas podem fazer o descarte de resíduos pós-enchente em algum dos pontos bota-espera abaixo:

– Terreno no Sarandi (próximo da avenida Severo Dullius) – rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1201 – Sarandi – 8h até as 22h;
– Terreno no Humaitá – rua Voluntários da Pátria, S/N, Acesso 4 – 8h às 18h;
– Terreno na Serraria – avenida da Serraria, 2517 – 8h às 18h;

Coleta de entulhos

O cronograma de serviço pode ser alterado devido a questões climáticas, fluxo de trânsito, volume de resíduos dispostos nas vias e até mesmo acessibilidade. As equipes estão trabalhando em três turnos, das 8h às 23h, e podem iniciar a programação em determinados locais até mesmo à noite.

A coleta de entulhos, raspagem de lodo acumulado e lixo de varrição ocorrem em cinco locais neste domingo com foco na Zona Norte de Porto Alegre e mutirão de limpeza no bairro Sarandi:

– Ilha da Pintada
– Anchieta
– Vila Farrapos (Humaitá)
– Humaitá
-Vila Elizabeth (Sarandi) – Mutirão de limpeza em vias internas do bairro

Lavagem de vias

A lavagem por hidrojateamento ocorre em sete vias neste domingo. As equipes trabalham nos bairros Menino Deus, Navegantes, São Geraldo e Sarandi. O cronograma pode ser alterado em razão do clima ou demandas emergenciais. Confira abaixo as ruas atendidas:

Rua Hugo Ribeiro (Menino Deus)
Rua Augusto Melecchi (Menino Deus)
Rua Peri Machado e adjacentes (Menino Deus)
Rua Simão Kappel (Navegantes)
Rua Beirute (Navegantes)
Avenida 21 de Abril (Sarandi)
Rua Voluntários da Pátria (São Geraldo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

“Era Gre-Nal, tínhamos que ganhar”, comemora o técnico do Inter
Primeiro dia da feira de adoção em Porto Alegre encontra um novo lar para 95 animais
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News