Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 27 de outubro de 2025
Gabriel Bortoleto reencontrou o caminho dos pontos na Fórmula 1 no último domingo (26), ao conquistar o 10º lugar no Grande Prêmio (GP) do México. A atuação consistente rendeu um ponto ao piloto da Sauber e elogios do chefe da equipe, Jonathan Wheatley, que destacou a maturidade e precisão do brasileiro ao longo da corrida.
“Gabi fez uma corrida excepcional. Largar em 16º e terminar na zona de pontuação não é pouca coisa. Ele administrou os pneus brilhantemente, executou nossa estratégia com perfeição e mostrou habilidade nas voltas finais, especialmente na disputa com Hadjar”, afirmou Wheatley.
O chefe da Sauber também elogiou a equipe de boxes pela parada eficiente que ajudou Bortoleto a ganhar uma posição crucial.
Após três corridas sem pontuar, o resultado no México representa uma virada para o piloto de 19 anos, que agora soma 19 pontos no campeonato e ocupa a 19ª colocação geral. Sua melhor performance na temporada foi um sexto lugar no GP da Hungria.
“Foi uma boa corrida, um início bem sólido em 16º. Tive uma boa largada, ultrapassei uns carros e, na pista, consegui ultrapassar Isack (Hadjar), Carlos (Sainz), Yuki (Tsunoda)… então sim, definitivamente foi muito bom. Um grande resultado, estou muito feliz pela equipe e por mim, pelo ponto”, comemorou Bortoleto após a prova.
Bortoleto terminou o sábado frustrado por ter sido eliminado na primeira etapa do treino de classificação, especialmente por considerar que a Sauber estava com um bom ritmo. No entanto, o brasileiro começou a reverter a situação logo na largada, ao deixar Fernando Alonso, Liam Lawson e Nico Hulkenberg para trás.
Mais veloz que Carlos Sainz em sua Williams, Bortoleto levou a Sauber ao 12º lugar na volta 9. Depois, conseguiu ganhar a posição de Yuki Tsunoda com uma boa parada nos boxes e pulou para 11º. Para entrar na zona de pontuação, o jovem piloto teve que encarar um velho rival dos tempos de Fórmula 2: o francês Isack Hadjar, da RB.
No ano passado, os dois brigaram até o fim pelo título da categoria de acesso à F1, e Bortoleto levou a melhor contra o adversário na última corrida do campeonato.
A próxima etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio de São Paulo, no autódromo de Interlagos, e marcará a primeira corrida de Bortoleto em solo brasileiro na categoria. O piloto está empolgado com a oportunidade de competir diante da torcida local.
“Estou muito animado para ir ao Brasil para minha primeira corrida em casa na Fórmula 1. Sem pressão. Estou apenas orgulhoso de ir para lá após um fim de semana incrível”, declarou.