Quarta-feira, 18 de Maio de 2022

Home Expodireto Fórum do Leite debate os desafios do setor

Compartilhe esta notícia:

A atividade leiteira foi amplamente debatida na manhã desta quarta-feira (9), na 22ª Expodireto Cotrijal, durante o 17º Fórum Estadual do Leite. Os técnicos e produtores, que lotaram o auditório central, saíram do evento com a sensação de que o presente é desafiador, mas que o futuro é promissor.

A primeira palestra foi a do médico veterinário da Rehagro, Matheus Balduino Moreira, que tratou do tema “Como fazer a gestão da pecuária de leite superando crises”. O profissional demonstrou como tornar a fazenda mais eficiente e o quanto gera de dinheiro melhorando o manejo e agindo com gestão.

“Uma gestão eficiente passa pela organização e pelo monitoramento do sistema para que ele alcance os resultados que a gente quer. É entender que grande parte dos problemas advêm do sistema que está errado, não de quem está lá trabalhando. Um bom gestor, sabendo disso, estrutura os processos, indicadores e as pessoas para que o resultado seja alcançado. O caixa é soberano, observe o caixa. Tem muita gente quebrando com a fazenda dando lucro porque quebram o caixa”, comenta Moreira.

O professor da Universidade de Juiz de Fora, Paulo do Carmo Martins, ministrou palestra com o tema “Desafios e oportunidades para o setor lácteo”. Martins apresentou 12 tendências para o curto e médio prazo.

“O futuro, não temos dúvidas, é promissor, porque a gente está aumentando o consumo de leite per capita e aumentando a eficiência nas propriedades leiteiras. No curto prazo, temos o desafio do produtor conseguir fechar a conta. As margens estão muito estreitas e tem produtor no vermelho”, alerta o professor.

O evento foi finalizado com a palestra do diretor executivo da Viva Lácteos, Gustavo Beduschi, com o tema “Desafios do mercado de leite em 2022”. O palestrante chamou atenção para o Projeto de Lei 110/2019, que altera o Sistema Tributário Nacional e afetará diretamente o agronegócio. Ao final, Beduschi elogiou a qualidade do evento.

“O fórum foi excelente, desde a qualidade das apresentações até o público que ficou atento do início ao fim e demonstrou grande interesse pelos temas debatidos. Temos esperança de que um futuro promissor nos aguarda”, sentenciou o diretor da Viva Lácteos.

Sucesso

O superintendente de Produção Animal e Novos Negócios da Cotrijal, Renne Granato, explica que a função do fórum é gerar discussão e, através do debate, nortear os trabalhos da CCGL, uma das promotoras do evento, e das cooperativas singulares ao longo do ano.

“O evento foi sensacional, lotado até a finaleira. Os produtores e técnicos levaram muita informação e dados importantes para casa. Nosso sentimento é de dever cumprido com o expectador do fórum deste ano”, avalia Granato.

Conhecimento

Entre os produtores que estavam no fórum, Ricardo e Maiara Neuberger trouxeram para o evento o pequeno Benhur, de quatro meses. A família de Coqueiros do Sul atua há 12 anos na produção leiteira. “Viemos para buscar conhecimento e colocar em prática. Sempre pensamos nos custos e no que vamos investir. Para nós, a atividade leiteira é o carro-chefe na propriedade”, afirma Maiara.

Ricardo, por sua vez, relata que é preciso atuar com cautela para superar os desafios de 2022. “Temos que ir controlando as contas e calculando os custos para dar um drible na seca. Temos que agir com mais cautela este ano”, avaliou o produtor, enquanto embalava o pequeno Benhur no carrinho de bebê. O garoto dormiu sossegado durante o fórum e, no que depender dos pais, terá grande futuro no mundo do leite.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Expodireto

Ministra Tereza Cristina não estará presente na 22ª Expodireto Cotrijal
Banrisul promove ações para inovação do agronegócio na Arena Agrodigital na Expodireto
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa