Sábado, 29 de Novembro de 2025

Home Política Fuga do deputado federal Alexandre Ramagem teve escala na Guiana, onde pegou voo para Miami

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Federal (PF) mapeou o roteiro seguido na fuga do Brasil por Alexandre Ramagem, que teve a prisão decretada e o mandato cassado na última terça-feira (25) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com fontes ligadas à investigação, Ramagem deixou o Brasil passando do estado de Roraima para a Guiana por Bonfim, cidade que se mistura por terra a Lethem, onde apenas um rio separa o Brasil do país vizinho.

Segundo as informações reunidas pela PF, Ramagem chegou a Boa Vista no final da noite de 9 de setembro, dia em que Alexandre de Moraes leu o voto pela condenação dos oito réus do núcleo crucial da trama golpista.

No dia seguinte, já estava na Guiana. No dia 11, pegou um voo direto para Miami, na Flórida (EUA), onde entrou com passaporte diplomático de parlamentar e está até hoje com a mulher e as filhas.

Embora tenha acontecido há mais de dois meses, a fuga de Ramagem só foi descoberta pela PF há três semanas, quando os investigadores foram verificar a localização de cada um dos condenados do núcleo crucial da trama golpista – entre os quais estão também Jair Bolsonaro, os generais Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, o almirante Garnier e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

A checagem mostrou que Ramagem não estava mais no Brasil e muito provavelmente não voltaria – o que se confirmou.

Na decisão em que decretou o trânsito em julgado do processo, na terça, Moraes ordenou à Mesa Diretora da Câmara a cassação do mandato e dos direitos políticos de Ramagem, que foi condenado a 16 anos de prisão. Ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e delegado da PF, ele também teve o salário cortado e perdeu o cargo de delegado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministério da Justiça faz quase 60 sugestões ao Senado para corrigir o Projeto de Lei Antifacção
Entenda por que Alexandre de Moraes manteve Bolsonaro na Polícia Federal e não na penitenciária
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News