Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de janeiro de 2024
Uma TV japonesa fez um alerta a brasileiros sobre riscos de tsunami após terremoto de 7.6. O anúncio da Sun Television é escrito em português: “Fuja pela sua vida”.
“Fujam o mais rápido possível para salvar sua vida […] para o lugar mais alto possível”, diz o comunicado escrito na rede de TV japonesa.
Até o momento foram confirmadas quatro mortes. O governo brasileiro “expressou solidariedade ao governo e ao povo do Japão pelas vítimas, pessoas afetadas e danos causados pelo forte terremoto que atingiu o País nesta segunda-feira (1º). Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos.”
Duzentos e sete mil brasileiros vivem no Japão, segundo levantamento Ministério das Relações Exteriores. As estimativas são referentes a 2022.
O Itamaraty, por meio de sua embaixada em Tóquio e de seus consulados-gerais no Japão, está em contato com a comunidade brasileira no país e com autoridades locais.
Os plantões consulares do Consulado-Geral em Nagoia (080-8255-2410) e em Tóquio (090-6949-5328) estão em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Entenda
Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o oeste do Japão nesta segunda-feira (1º), desencadeando um alerta de tsunami, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos) e a Agência Meteorológica do Japão. Ao menos quatro pessoas morreram após a queda de um prédio, segundo a mídia local.
O terremoto, que teve uma profundidade de 10 quilômetros, ocorreu às 16h10 (horário local), cerca de 42 quilômetros a nordeste de Anamizu, na província de Ishikawa, de acordo com o USGS. Vários tremores secundários foram relatados na região oeste do país, incluindo um de magnitude 6,2 a cerca de quatro quilômetros a sudoeste de Anamizu.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami ao longo das regiões costeiras do oeste do Japão; autoridades alertaram moradores de regiões costeiras a buscarem abrigo em terras mais altas.
No Ar: Pampa Na Tarde