Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 9 de maio de 2025
Em uma audiência no Senado dos EUA, o presidente da Microsoft, Brad Smith, disse que os funcionários da empresa não têm permissão para usar o DeepSeek, chatbot chinês de inteligência artificial (IA). Foi a primeira vez que a empresa tornou isso público, alegando preocupação com segurança de dados e propaganda. As informações foram divulgadas pelo TechCrunch.
Além disso, Smith disse que o DeepSeek não está disponivel na loja de apps da Microsoft por causa dessas preocupações.
Segundo ele, essa decisão foi feita pelo “risco de que os dados sejam armazenados na China e que as respostas do DeepSeek possam ser influenciadas pela propaganda chinesa”.
De acordo com a própria política de privacidade do DeepSeek, a empresa afirma que armazena dados dos usuários em servidores na China, e que estão sujeitos às leis do país. Além disso, o chatbot evita temas considerados sensíveis pelo governo chinês.
Apesar da proibição de Smith, após o boom da DeepSeek no começo do ano, a Microsoft passou a oferecer o modelo de IA em seu serviço de nuvem, o Azure. No entanto, a empresa indicou que o chatbot passou por “rigorosas avaliações de segurança e equipe vermelha” antes de ser colocado no Azure.
No Ar: Pampa News