Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2022

Home Política Fundador do PDT, José Maria Rabelo morre aos 93 anos

Compartilhe esta notícia:

Morreu nesta quarta-feira (29) o escritor e jornalista mineiro José Maria Rabelo, um dos fundadores do PDT, aos 93 anos.

A causa do óbito foi falência múltipla dos órgãos, como informou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. O atual presidente do partido, Carlos Luppi, manifestou pelo Twitter seu pesar pela perda do colega.

“Perda irreparável. A história da democracia brasileira perdeu hoje um dos seus mais brilhantes e corajosos líderes: José Maria Rabelo. Jornalista combatente contra a ditadura, trabalhista que, junto com Brizola, ajudou a construir nosso PDT”, disse.

Rabelo ajudou a fundar o PDT ao lado de Leonel Brizola, em 1979. Ele também foi um dos organizadores do “Encontro de Lisboa”, que ocorreu no mesmo ano e reuniu trabalhistas brasileiros exilados na capital portuguesa devido à ditadura.

Naquela ocasião, o mineiro foi um dos redatores da Carta de Lisboa, documento que deu fundamento à criação do partido. Rabelo presidiu o PDT mineiro por 18 anos.

Ele também fundou o jornal semanário O Binômio, que circulou entre 1952 e 1964. O periódico, criado para satirizar a gestão do então governador de Minas, Juscelino Kubitschek, é considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil e foi fechado durante a ditadura.

O jornalista sofreu perseguição política por sua atividade profissional e teve de se exilar na Bolívia, no Chile e na França após o golpe militar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Entregas do Cartão Cidadão seguem normalmente até esta quinta-feira
Governo melhora previsão de déficit primário em 2021 para R$ 89,8 bilhões
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa