Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025

Home Esporte Futebol: CBF cria Copa Sul-Sudeste; veja que times grandes podem participar

Compartilhe esta notícia:

No anúncio do novo cronograma para o futebol nacional em 2026, a CBF apresentou a maior mudança no calendário dos clubes brasileiros desde 2003, entre as diferenças, está a criação de um torneio regional entre clubes do Sul e Sudeste, ampliando datas de competições para times fora de competições internacionais. A competição durará pouco mais de dois meses, está prevista para começar no dia 25 de março e terminar no dia 7 de junho.

A Copa Sul-Sudeste terá o total de 12 clubes, sendo seis vagas decididas pelas federações (uma para cada) participantes: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a partir dos resultados nos estaduais de 2025. As outras seis vagas, são através dos resultados nos estaduais ou em torneios seletivos de 2025.

A fase de grupos será em jogo único, com clubes do grupo 1 enfrentando os times do grupo 2, preservando clássicos locais. Já as semifinais e a final, em duelos de ida e volta. A competição terá o mínimo de seis jogos e o máximo de dez.

Quem pode participar

Somente clubes que não estiverem em torneios da Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, poderão participar.

Levando em consideração a atual colocação dos clubes no Campeonato Brasileiro, o Rio não teria nenhum dos quatro grandes como representante do torneio.

O Flamengo (líder) e o Botafogo (quinto) estão se classificando para a Libertadores, Fluminense (oitavo) e Vasco (12º) estão em posição para uma vaga na Sul-Americana. De acordo com os critérios, apenas o Volta Redonda se classificaria para o torneio, pois, chegou à semifinal do Carioca. Já o Sampaio Corrêa, que terminou em quinto lugar no estadual, ficaria com a segunda vaga.

Entre os quatro grandes paulistas, o Corinthians (vencedor do estadual e 14º no Brasileiro) e o Santos (semifinalista do estadual e 16º no Brasileirão) de Neymar poderiam participar. Internacional, atual campeão do Estadual e Juventude, semifinalista, seriam os clubes do Sul.

Campeão do Mineiro, o Atlético-MG poderia se classificar já que no momento se encontra na 13º posição no Brasileiro. E o América-MG, atualmente na segunda divisão, e que disputou a final com o Galo, pegaria a segunda vaga.

A entidade também informou que não haverá punição caso um time se classifique para o torneio, mas não queira participar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

CBF enumera exigências para final da Copa do Brasil em jogo único, mas vê ganhos ao longo de toda temporada
Milhões de brasileiros com carteira assinada são surpreendidos com a falta de depósitos na conta do FGTS
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News