Sexta-feira, 21 de Novembro de 2025

Home Esporte Futebol: Fifa cria novo torneio de seleções para 2026; Brasil será uma das sedes

Compartilhe esta notícia:

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (21) a criação de um novo torneio de seleções para a pausa internacional de março. A “Fifa Series 2026”, que será realizada durante a janela internacional de março e abril, contará com seleções nacionais masculinas e femininas.

O torneio oferecerá a diversas seleções, de menor prestígio, a oportunidade de competir contra outros países para desenvolver mais o esporte.

A série feminina será sediada no Brasil, Tailândia e Costa do Marfim. A Série FIFA masculina contará com uma série de partidas a serem realizadas na Austrália, Azerbaijão, Indonésia, Cazaquistão, Maurício, Porto Rico, Ruanda e Uzbequistão.

“A Série Fifa visa oferecer novas oportunidades a jogadores, treinadores e torcedores, além de promover a universalidade e a diversidade do futebol por meio de partidas competitivas”, afirmou o presidente da entidade, Gianni Infantino.

Ele continuou: “A edição de 2026 beneficiará ainda mais as seleções nacionais de futebol feminino e masculino. A competição busca fortalecer o esporte mais popular do mundo, colocando países de todo o mundo uns contra os outros e permitindo que as comunidades locais brilhem no cenário global”, informa a Fifa.

A competição colocará equipes de diferentes confederações umas contra as outras em um formato amistoso, buscando oferecer uma experiência competitiva valiosa sem adicionar partidas ao calendário internacional, segundo a entidade.

Após o lançamento inicial em março de 2024, a Fifa deu mais um passo e realizará uma competição completamente nova, com mais associações membro, mais sedes e, pela primeira vez, incluindo seleções nacionais femininas.

Os resultados positivos da edição de 2024 contribuíram para a sua expansão. O formato ampliado visa aumentar o número de partidas internacionais competitivas e contribui diretamente para o desenvolvimento do futebol mundial, de acordo com a Fifa. Mais detalhes serão divulgados no início de 2026.

Copa do Mundo

Na quinta (20), a Fifa realizou o sorteio da repescagem mundial para a Copa do Mundo de 2026, em Zurique, na Suíça. O formato reúne seis seleções, uma de cada confederação — com exceção da Concacaf, que terá duas representantes.

Os classificados são: Bolívia (Conmebol), República Democrática do Congo (CAF), Iraque (AFC), Nova Caledônia (OFC), Jamaica e Suriname (Concacaf). Seleções europeias também não participam, já que a repescagem da Uefa acontece de maneira separada e classificará quatro equipes.

O sorteio desta quinta definiu os confrontos decisivos. Jamaica e Nova Caledônia se enfrentam em um lado da chave, o vencedor deste confronto jogará contra a República Democrática do Congo para definir um dos classificados.

Do outro lado, Bolívia e Suriname duelam, e o vencedor enfrentará o Iraque, também por uma vaga no Mundial. O torneio será disputado no México, entre 23 e 31 de março de 2026. Com a ampliação da Copa do Mundo de 32 para 48 equipes em 2026, a FIFA reformulou o processo classificatório. As vagas de repescagem agora são definidas em um mini-torneio único, no qual apenas dois países avançam ao Mundial.

O mecanismo é simples:

– Os dois times mais bem colocados no ranking da Fifa entre os participantes — Congo e Iraque, segundo a atualização de novembro — entram diretamente na final dos seus respectivos caminhos.
– As outras quatro seleções disputam duas semifinais. (Jamaica x Nova Caledônia; Bolívia x Suriname)
– Os vencedores desses duelos enfrentam Congo e Iraque nas finais.
– Os campeões de cada caminho garantem vaga na Copa de 2026.
– Havia apenas uma restrição: Jamaica e Suriname, por serem da mesma confederação, não poderiam se enfrentar nas semifinais.

O torneio acontecerá no México, um dos três países-sede do Mundial ao lado de Estados Unidos e Canadá. A escolha também funciona como evento-teste para verificar operação, logística e estádios antes da competição principal. O Estádio BBVA, em Monterrey, e o Estádio Akron, em Guadalajara, serão os palcos dos confrontos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Já que não indicou uma mulher na vaga de ministro do Supremo, Lula deve indicar uma mulher para advogada-geral da União
Indicado por Lula para ministro do Supremo, Messias já planeja corpo a corpo no Senado e vai procurar o presidente do Congresso para tentar driblar a contrariedade de Alcolumbre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News