Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 15 de outubro de 2025
Gabriel Bortoleto vem chamando atenção em sua primeira temporada na Fórmula 1. Aos 21 anos, o piloto brasileiro da Sauber tem superado o experiente companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, em diversas etapas de classificação e se consolidado como um dos destaques entre os seis estreantes do grid em 2025, o maior número de novatos desde 2010.
O desempenho consistente de Bortoleto não passou despercebido pela imprensa internacional e por nomes consagrados do automobilismo. O bicampeão mundial Mika Hakkinen foi um dos que se renderam ao talento do jovem brasileiro. Em entrevista ao Hindustan Times e ao FanCode, o finlandês afirmou:
“Acho que Gabriel Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante, na minha opinião. O que ele está fazendo no momento, contra um companheiro de equipe muito experiente, acho que ele conseguiu levar o carro ao limite sem grandes erros em comparação com outros novatos”.
Além de Bortoleto, a temporada conta com outros estreantes: Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Isack Hadjar (Racing Bulls), Jack Doohan (Alpine), substituído por Franco Colapinto, Liam Lawson (Racing Bulls) e Oliver Bearman (Haas). Hakkinen também destacou os desafios enfrentados por essa nova geração, especialmente pela limitação de testes na categoria
“A F1 hoje é um esporte muito difícil para os jovens pilotos, porque o programa de testes é muito limitado. Quando você chega à F1, é lá que você encontra seus limites. E quando você está encontrando seus limites, isso significa que haverá erros”.
Apesar das dificuldades naturais da adaptação, Bortoleto mantém a confiança. Ele volta à pista nesta sexta-feira (17) para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, uma pista inédita para o piloto. Mesmo após um fim de semana abaixo do esperado em Singapura, o brasileiro se mostra otimista
“Estou bem ansioso para correr em Austin: é um daqueles circuitos que você sempre ouve falar bem, e tenho me preparado para ele no simulador. Fizemos nossa lição de casa desde Singapura e estamos preparados para o próximo fim de semana”.
Por se tratar de uma etapa com corrida sprint, o fim de semana em Austin terá menos sessões de treino, o que exige ainda mais precisão e adaptação rápida dos pilotos. Bortoleto, no entanto, acredita que pode aproveitar as oportunidades e seguir surpreendendo em sua temporada de estreia.