Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Home Porto Alegre Gestão da dengue em Porto Alegre é compartilhada em evento internacional

Compartilhe esta notícia:

A gestão e a situação epidemiológica da dengue em Porto Alegre foram apresentadas nesta terça-feira (23), durante evento internacional promovido pela Rede Mercocidades de forma híbrida – presencial em Buenos Aires, na Argentina, e on-line. A Prefeitura de Porto Alegre foi representada pela diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Evelise Tarouco da Rocha.

A oficina tem como tema Estratégia de gestão integrada para a prevenção da dengue e conta com a participação de países do Cone Sul. O objetivo principal é abordar a complexa situação epidemiológica da dengue na região e desenvolver uma estratégia integrada que permita a prevenção e o controle eficaz.

Na segunda-feira (22), a Prefeitura de Porto Alegre decretou emergência em saúde pública em função da ocorrência de dengue na cidade neste ano. São 2.227 casos confirmados da doença até o dia 20, sendo 2 mil contraídos na cidade (autóctones). As notificações ultrapassam os 21,4 mil. Em 2023, no mesmo período, foram 2.969 notificações e 2.097 casos confirmados. Até o momento, houve dois óbitos por dengue entre moradores de Porto Alegre.

“A dengue, sendo a doença por arbovírus mais frequente e de maior impacto negativo em nossa região, não representa apenas um desafio para a saúde pública, mas também um problema social e econômico. Por isso, diante da crescente complexidade de sua situação epidemiológica, é imperativo adotar uma resposta integrada que aborde todos os aspectos relevantes de sua gestão”, destacam os promotores do evento.

Mercocidades

Porto Alegre integra o conselho Mercocidades desde a sua fundação, em 1995. A organização é uma rede de municípios de países que participam do Mercado Comum do Sul.

Este grupo de cidades tem como objetivo a integração regional e o estímulo ao desenvolvimento e cooperação entre si. Desde 2023, a Capital está na subcoordenação da temática de Autonomia, Gestão e Participação, que é coordenada pela cidade argentina de Ayacucho. Esta representação é uma atribuição da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, por meio da Coordenação de Resiliência e Redes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Inter enfrenta o Panambi no próximo sábado pelo Gauchão Sub-17
Grêmio divulga lista de relacionados para enfrentar o Estudiantes na Libertadores
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde