Sábado, 25 de Abril de 2026

Home Tecnologia Google lança nova plataforma de segurança e denúncia de violações

Compartilhe esta notícia:

O Google lançou no Brasil uma nova plataforma que reúne informações sobre segurança e privacidade, e ferramentas para denúncias de conteúdos impróprios. O Centro de Transparência concentra dados de todos os serviços da empresa, incluindo Youtube e Buscas.

O Centro também traz os relatórios de transparência dos produtos do Google e os princípios da empresa para inteligência artificial (IA). O lançamento global foi feito nesta semana. O objetivo, segundo a empresa, é concentrar em um único lugar as informações de privacidade e segurança, e facilitar o acesso de usuários e empresas.

No canal, usuários podem denunciar, por exemplo, a veiculação de desinformação ou de conteúdos sensíveis nas plataformas do Google. Há também a possibilidade de reportar conteúdos que são inapropriados para crianças.

O anúncio global da empresa acontece em um momento em que o Google e outras big techs vêm acelerando esforços para aplicar a IA generativa, que cria conteúdos, em produtos e serviços — o que tem acendido o alerta para o risco de crimes digitais e conteúdos de desinformação se tornarem mais sofisticados.

Novos riscos 

Em alguns meses, a popularização de ferramentas de IA generativas já multiplicou os casos de cibercriminosos que usam os sistemas para diversas funções — desde a criação de códigos maliciosos até a geração de conteúdos fraudulentos que simulam vozes e vídeos.

No caso do Google, a interface de IA que cria conteúdo e interage com humanos é o Bard, lançado este ano para concorrer com o ChatGPT. Mas a empresa tem trabalhado para embutir a inteligência artificial generativa em outros de seus serviços, incluindo do Gmail e Google WorkSpace, que inclui Meet e Drive.

Em São Paulo, Royal Hansen, vice-presidente de Engenharia de Segurança, Proteção e Privacidade do Google, disse que a empresas têm ampliado os esforços na aplicação da inteligência artificial como forma de responder às novas ameaças digitais:

“Olhamos para isso como uma espécie de sistema de imunidade. Estamos aprendendo com a IA e nos tornando mais fortes para nos proteger e prever futuros ataques. Estamos constantemente evoluindo para estar à frente dos cibercriminosos.”

Há um mês, o Google foi uma das gigantes de tecnologia que assumiu compromissos com o governo Joe Biden, dos Estados Unidos, para criação de novas barreiras de segurança para a inteligência artificial, incluindo a criação de marcas d’água para textos, imagens, áudios e vídeos. Royal diz que a empresa tem trabalhado com equipes de vários países, incluindo Brasil, para adotar novos elementos de segurança.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Trabalho de “coach” entra em ameaça com nova inteligência artificial do Google
Documentário sobre Isabella Nardoni põe em dúvida envolvimento de Anna Carolina Jatobá no crime
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News