Sábado, 17 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 16 de janeiro de 2026
A empresa Tecto Data Centers anuncia um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões para a implantação de um novo data center em Porto Alegre, o TPOA1. A companhia já possui o terreno de 33 mil metros quadrados, localizado no bairro Sarandi, onde será desenvolvido o projeto, que contará com 20 MW de potência total e será conectado ao cabo submarino Malbec, que conecta o Brasil à Argentina, ligando Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e em breve Porto Alegre, atualmente em construção.
“Esse investimento é resultado direto da posição que o Rio Grande do Sul conquistou nos últimos anos, a partir de um trabalho consistente do governo para transformar o Estado em um polo de referência internacional em tecnologia e infraestrutura digital, sendo líder em inovação no país conforme o ranking do Centro de Liderança Pública. A conexão do novo data center ao cabo submarino Malbec coloca o RS definitivamente na rota global de dados, amplia nossa competitividade, atrai negócios de alto valor agregado e gera desenvolvimento econômico sustentável, com mais empregos qualificados, inovação e oportunidades para os gaúchos”, destaca o governador Eduardo Leite.
Na primeira fase, prevista para entrar em operação no último trimestre de 2026, serão entregues 3 MW de capacidade, com expansão progressiva até atingir a potência total planejada. O empreendimento será viabilizado a partir da modernização e adequação de um galpão já existente no terreno, que será adaptado para atender aos padrões técnicos e operacionais exigidos para data centers de alta performance.
“Este projeto reforça a estratégia da Tecto de expandir sua atuação e infraestrutura em regiões-chave do país, combinando conectividade resiliente, eficiência energética e proximidade com grandes polos de consumo de dados”, afirma Tito Costa, CRO da Tecto. “A conexão direta com o cabo Malbec da V.tal posiciona Porto Alegre como um ponto estratégico para aplicações críticas, cloud e distribuição de conteúdo.”
Uso de energia renovável
O novo data center TPOA1 contará o sistema de refrigeração air-cooling em circuito fechado, com zero consumo de água, e utilizará energia 100% renovável, alinhando desempenho operacional e sustentabilidade ambiental. “O uso de energia solar e de soluções eficientes de refrigeração faz parte do nosso compromisso em crescer de forma responsável e inovadora, atendendo às demandas de clientes globais sem abrir mão da sustentabilidade”, acrescenta Costa.
O data center será destinado ao atendimento de big techs, empresas de conteúdo digital, provedores de cloud e clientes do mercado enterprise (grandes corporações), ampliando a oferta de infraestrutura digital no Sul do Brasil. Com o novo investimento, a Tecto contribui para o fortalecimento do ecossistema digital de Porto Alegre e consolida a cidade como um hub relevante de conectividade e infraestrutura de dados no país.
TPOA1 conectado ao cabo Malbec
O cabo Malbec possui 2,5 mil quilômetros (km) de extensão e conecta as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e em breve Porto Alegre com a inauguração da branch unit em 2027, que terá 280 km de extensão. Santiago do Chile também está conectada à rede Malbec por meio de uma conectividade terrestre com Buenos Aires. Além disso, a rede também interconecta Rio de Janeiro a Fortaleza, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Bermudas por meio da infraestrutura de 26 mil km de cabos submarinos da V.tal. Toda essa infraestrutura estará conectada ao novo data center TPOA1 e aos demais data centers da Tecto em Fortaleza, Ceará e Barranquilla, na Colômbia.