Domingo, 12 de Outubro de 2025

Home Rio Grande do Sul Governador gaúcho Eduardo Leite recede o título de “Cidadão São-borjense”

Compartilhe esta notícia:

O governador gaúcho Eduardo Leite recebeu o título de “Cidadão São-borjense”, concedido pela Câmara de Vereadores do município localizado na Fronteira-Oeste do Estado. A iniciativa havia sido proposta por meio de projeto de lei de autoria do então parlamentar municipal Tiago Cadó, atualmente deputado estadual.

Realizada durante a reunião-almoço na sede da Associação Comercial e Industrial de São Borja (Acisb), a entrega da honraria foi concedida no âmbito da programação da Expofeira, no Parque de Exposições do município. Dentre os presentes estavam o titular da Secretário de Estado da Cultura (Sedac), Eduardo Loureiro, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes.

Discurso

Em seu discurso de agradecimento, Leite – nascido e criado em Pelotas, na Região Sul do Estado – destacou a importância do gesto e o fato de recebê-lo na chamada “Terra dos Presidentes” (por ser a cidade onde nasceram Getúlio Vargas e João Goulart):

“Fico muito lisonjeado com essa homenagem, que só eleva o meu compromisso em prosseguir colaborando, a partir do governo do Estado, com São Borja, uma cidade que representa tanto da história e da formação do Rio Grande do Sul”.

Logo após a entrega do título, o governador repetiu algo que tem feito nos mais variados eventos: o enaltecimento do que considera como avanços de sua gestão à frente do Palácio Piratini, iniciada em 2019. Na lista estão o equilíbrio das contas públicas e reformas estruturais “que permitiram ao Rio Grande do Sul sair de um cenário de salários atrasados e dívidas em todas as áreas para um Estado com capacidade de investimento”.

Ele acrescentou que as medidas de ajuste fiscal que adotou ao longo dos últimos seis anos permitiram uma redução do déficit previdenciário estadual e a abertura de espaço para investimentos recordes em infraestrutura, saúde e educação. Como exemplos, citou a aplicação de R$ 5 bilhões em rodovias e “um aumento expressivo das escolas de tempo integral”.

O chefe do Executivo gaúcho chamou a atenção, ainda, para as conquistas na área da segurança pública, incluindo uma queda de até 90% nos roubos de veículos e os melhores índices da história recente do Rio Grande do Sul no que se refere à criminalidade. Um dos destaques desse trecho da manifestação foi o aumento do efetivo policial e a modernização do sistema prisional.

“Recuperamos a capacidade de sonhar e planejar o futuro”, declarou ao final de sua manifestação. Não sem antes apontar ações de seu governo voltadas à irrigação, apoio a projetos municipais, como o cercamento eletrônico de São Borja e integração logística com a Argentina – o município faz divisa com Santo Tomé (província de Corrientes), no país vizinho.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mais 17 prefeituras gaúchas firmam convênio para criação ou ampliação de Centros de Referência de Atendimento à Mulher
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde