Domingo, 19 de Maio de 2024

Home Rio Grande do Sul Governador gaúcho pede cuidado com golpe do Pix ao doar

Compartilhe esta notícia:

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou a população sobre golpes envolvendo doações para as vítimas da tragédia causada pelos temporais no Estado. Segundo o chefe do Executivo estadual, pessoas têm se aproveitado da situação para pedir dinheiro sem encaminhar o valor àqueles que realmente precisam.

O governo do Estado tem aceitado doações via transferências Pix pelo canal de doações SOS Rio Grande do Sul, e, segundo o governador, é por esse meio que pessoas têm tentado aplicar golpes. Sem dar detalhes, ele reforçou que a chave Pix correta é o CNPJ de número 92.958.800/0001-38.

“No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, disse. “Quando forem fazer a doação, é o SOS Rio Grande do Sul que aparece como destinatário e a instituição é o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul). Se não aparecer isso na hora da doação é porque é um golpe”.

Até agora, cerca de R$ 38 milhões foram doados por pessoas físicas e jurídicas através da transferência bancária. Os recursos devem ser utilizados para os trabalhos de resgate e apoio humanitário às comunidades afetadas pelas enchentes.

Em 2023, a mesma conta bancária foi utilizada para receber doações quando as chuvas causaram grandes estragos no Rio Grande do Sul em setembro, na região do Vale do Taquari. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

Nesta semana, o governo gaúcho publicou o Decreto nº 57.601, que institui o comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul. O grupo, formado por entidades públicas e privadas, será responsável por definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações destinadas às vítimas das enchentes e arrecadadas pela chave pix do canal.

Veja a lista de integrante do Comitê Gestor: Setor público; Gabinete do Governador; Gabinete do Vice-Governador; Procuradoria-Geral do Estado; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Casa Militar; Secretaria de Logística e Transportes; Secretaria do Desenvolvimento Social; Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária; Setor privado; Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul; Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs); Central Única das Favelas (Cufa); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS); Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs); Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio); Fundação Marcopolo; Instituto Elisabetha Randon; Lions Club; Rotary Club; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Porto Alegre conta com ponto de doação 24 horas com foco em cobertores
Tribunal Superior do Trabalho suspende prazos processuais em ações com origem no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde