Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 7 de maio de 2024
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, alertou a população sobre golpes envolvendo doações para as vítimas da tragédia causada pelos temporais no Estado. Segundo o chefe do Executivo estadual, pessoas têm se aproveitado da situação para pedir dinheiro sem encaminhar o valor àqueles que realmente precisam.
O governo do Estado tem aceitado doações via transferências Pix pelo canal de doações SOS Rio Grande do Sul, e, segundo o governador, é por esse meio que pessoas têm tentado aplicar golpes. Sem dar detalhes, ele reforçou que a chave Pix correta é o CNPJ de número 92.958.800/0001-38.
“No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável”, disse. “Quando forem fazer a doação, é o SOS Rio Grande do Sul que aparece como destinatário e a instituição é o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul). Se não aparecer isso na hora da doação é porque é um golpe”.
Até agora, cerca de R$ 38 milhões foram doados por pessoas físicas e jurídicas através da transferência bancária. Os recursos devem ser utilizados para os trabalhos de resgate e apoio humanitário às comunidades afetadas pelas enchentes.
Em 2023, a mesma conta bancária foi utilizada para receber doações quando as chuvas causaram grandes estragos no Rio Grande do Sul em setembro, na região do Vale do Taquari. Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.
Nesta semana, o governo gaúcho publicou o Decreto nº 57.601, que institui o comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul. O grupo, formado por entidades públicas e privadas, será responsável por definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações destinadas às vítimas das enchentes e arrecadadas pela chave pix do canal.
Veja a lista de integrante do Comitê Gestor: Setor público; Gabinete do Governador; Gabinete do Vice-Governador; Procuradoria-Geral do Estado; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Casa Militar; Secretaria de Logística e Transportes; Secretaria do Desenvolvimento Social; Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária; Setor privado; Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul; Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs); Central Única das Favelas (Cufa); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS); Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs); Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio); Fundação Marcopolo; Instituto Elisabetha Randon; Lions Club; Rotary Club; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS).
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Show de Notícias