Domingo, 04 de Janeiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 30 de abril de 2023
O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira anunciou uma proposta para aumentar de 27,5% para 30% o etanol misturado na gasolina. A ideia será debatida com a indústria automotiva e com os produtores de etanol.
“Este aumento deverá acontecer de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores. O aumento do teor de etanol vai contribuir para segurança energética do nosso País, com a redução das importações de gasolina e para a transição energética, pela redução das emissões de gases do efeito estufa”, explicou Silveira.
O tema será discutido na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Outros projetos, como o RenovaBio, que promove um maior uso de biocombustíveis em substituição aos combustíveis fósseis.
O RenovaBio tem como objetivo reduzir a intensidade de carbono da matriz de combustíveis em 10%, de 2018 até 2030, com a maior utilização de biocombustíveis, como etanol, biodiesel e biometano”, disse o ministro.
Um dos pontos que favorecem a adoção da política é o possível aumento que Minas Gerais deve ter na produção de cana-de-açúcar neste biênio. Estimasse que deve superar as 71,8 toneladas de 2020, o maior número já registrado.
“Investir no setor significa garantir um futuro em que se respeita o conceito amplo de sustentabilidade, contribuindo com o desenvolvimento de todo o nosso país, sem deixar de lado o cuidado com as pessoas. Fomentar a indústria sucroenergética é prioridade para o governo do presidente Lula, proporcionando mais sustentabilidade para o setor de combustíveis, melhorando ainda mais nossa matriz energética”, finalizou o ministro.
Safra mineira
A Siamig e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), realizaram, nesta sexta-feira (28), a Abertura de Safra Mineira de Cana-de-Açúcar 2023/2024. O evento foi realizado na Fazenda Santa Vitória, próximo à Unidade Vale do Tijuco, em Uberaba, e contou com a presença de diversas autoridades políticas, parceiros, fornecedores e empresários do setor.
Durante o evento foram apresentadas as perspectivas para a safra 2023/2024. “O setor sucroenergético é fundamental para a pauta da energia limpa e renovável e na transição energética, baseada em uma economia de baixo carbono. Além de comemorar os 20 anos do carro flex”, destacou a Siamig.
Em Minas Gerais, o setor é das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio mineiro, com 36 usinas em produção, 108 municípios produtores de cana-de-açúcar e geração de cerca de 167 mil empregos diretos e indiretos.
“Fomentar a indústria sucroenergética é prioridade para o governo do presidente Lula, proporcionando mais sustentabilidade para o setor de combustíveis, melhorando ainda mais nossa matriz energética”, ressaltou o ministro Alexandre Silveira.