Domingo, 04 de Janeiro de 2026

Home em foco Governo anuncia proposta para aumentar teor de etanol na gasolina para 30%

Compartilhe esta notícia:

O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira anunciou uma proposta para aumentar de 27,5% para 30% o etanol misturado na gasolina. A ideia será debatida com a indústria automotiva e com os produtores de etanol.

“Este aumento deverá acontecer de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores. O aumento do teor de etanol vai contribuir para segurança energética do nosso País, com a redução das importações de gasolina e para a transição energética, pela redução das emissões de gases do efeito estufa”, explicou Silveira.

O tema será discutido na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Outros projetos, como o RenovaBio, que promove um maior uso de biocombustíveis em substituição aos combustíveis fósseis.

O RenovaBio tem como objetivo reduzir a intensidade de carbono da matriz de combustíveis em 10%, de 2018 até 2030, com a maior utilização de biocombustíveis, como etanol, biodiesel e biometano”, disse o ministro.

Um dos pontos que favorecem a adoção da política é o possível aumento que Minas Gerais deve ter na produção de cana-de-açúcar neste biênio. Estimasse que deve superar as 71,8 toneladas de 2020, o maior número já registrado.

“Investir no setor significa garantir um futuro em que se respeita o conceito amplo de sustentabilidade, contribuindo com o desenvolvimento de todo o nosso país, sem deixar de lado o cuidado com as pessoas. Fomentar a indústria sucroenergética é prioridade para o governo do presidente Lula, proporcionando mais sustentabilidade para o setor de combustíveis, melhorando ainda mais nossa matriz energética”, finalizou o ministro.

Safra mineira

A Siamig e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), realizaram, nesta sexta-feira (28), a Abertura de Safra Mineira de Cana-de-Açúcar 2023/2024. O evento foi realizado na Fazenda Santa Vitória, próximo à Unidade Vale do Tijuco, em Uberaba, e contou com a presença de diversas autoridades políticas, parceiros, fornecedores e empresários do setor.

Durante o evento foram apresentadas as perspectivas para a safra 2023/2024. “O setor sucroenergético é fundamental para a pauta da energia limpa e renovável e na transição energética, baseada em uma economia de baixo carbono. Além de comemorar os 20 anos do carro flex”, destacou a Siamig.

Em Minas Gerais, o setor é das mais importantes cadeias produtivas do agronegócio mineiro, com 36 usinas em produção, 108 municípios produtores de cana-de-açúcar e geração de cerca de 167 mil empregos diretos e indiretos.

“Fomentar a indústria sucroenergética é prioridade para o governo do presidente Lula, proporcionando mais sustentabilidade para o setor de combustíveis, melhorando ainda mais nossa matriz energética”, ressaltou o ministro Alexandre Silveira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Em meio a polêmicas com patrocínio, ministro desconvidado e a ida de Bolsonaro, Agrishow, uma das maiores feiras de agronegócios do País, cancela cerimônia de abertura
Defesa de ex-ministro da Justiça preso em Brasília alega que ele entregou senhas inválidas à PF por “lapsos de memória”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde