Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026
Por Redação Rádio Pampa | 4 de fevereiro de 2026
Com o tema “Escola, uma Comunidade de Aprendizagens”, o governo gaúcho promove, até o dia 13, a Jornada Pedagógica da Rede Estadual. A ação reúne uma série de atividades em preparação para o início do ano letivo com a participação de gestores, professores, supervisores e demais servidores da educação.
O objetivo da Jornada 2026 é fortalecer o trabalho dos professores em sala de aula e melhorar o aprendizado dos alunos, propondo debates que combinam a teoria com a prática. No dia 9 de fevereiro, ocorrerá uma live marcando o começo das atividades presenciais da jornada nas escolas do Rio Grande do Sul.
Formação por trilha
A iniciativa, prevista no calendário escolar, é o momento em que as escolas estaduais realizam um trabalho coletivo para estruturar e alinhar o novo ciclo. Neste ano, o evento traz uma novidade. Pela primeira vez, ocorrerá duas etapas, com cursos assíncronos na Plataforma Escola RS e, posteriormente, com atividades presenciais nas escolas.
Os cursos autoinstrucionais, ou seja, que são realizados de forma remota, são formados por trilhas específicas para cada papel dos servidores nas escolas e estão disponíveis no Escola RS, plataforma virtual da Seduc. Enquanto os diretores e supervisores participam de formações focadas em liderança, metas e gestão de aprendizagem, os orientadores educacionais terão acesso a estratégias para acompanhar a trajetória dos estudantes e combater a infrequência escolar.
Os professores, por sua vez, realizam um curso de formação sobre planejamento com foco no estudante, a partir das Matrizes de Referência 2026, os documentos que definem as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas ao longo do ano.
Seminário para os diretores
Além dos cursos on-line, os diretores escolares participarão do Seminário Lideranças Transformadoras, que ocorrerá em Porto Alegre de 3 a 5 de fevereiro. O evento será um momento de integração e reflexão, alinhando metas, indicadores e práticas de gestão.
Realizado no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, o evento contou com a presença nessa quarta-feira (4) do governador Eduardo Leite, que apresentou as metas e estratégias para o ano letivo pelo. Participaram diretores das cerca de 2,3 mil escolas estaduais, provenientes das diversas regiões do Estado.
“Até o último dia do nosso governo, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para transformar ainda mais a educação gaúcha. Os diretores são parte fundamental deste processo como líderes que inspiram os que estão a sua volta. Quando reunimos metodologia, técnica e a paixão que o nosso quadro de diretores carrega, temos resultados muito importantes”, afirmou Leite.
O conjunto de painéis do dia foi encerrado com uma intervenção do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, que ministrou a palestra “Propósito, Ética e Gestão Escolar: Liderar Pessoas em Tempos de Mudança”. Mestre e doutor em Educação, Cortella enfatizou que o diretor é o responsável por criar a cultura da escola e, por isso, deve cuidar principalmente das relações interpessoais para alcançar os melhores resultados de aprendizagem.
Fase prática
Na sequência, a Jornada Pedagógica entrará na fase prática. Entre 9 e 13 de fevereiro, ocorrerão reuniões e oficinas em todas as escolas do Estado. As atividades são conduzidas pelas equipes gestoras, supervisores e orientadores educacionais, com a participação dos professores.
No dia 10 de fevereiro, diretores e vice-diretores conduzem o acolhimento das equipes, apresentam o perfil da escola e compartilham as metas para 2026. A partir do diagnóstico do ano anterior, são definidos os primeiros encaminhamentos pedagógicos.
Nos dias seguintes, o foco é o planejamento pedagógico. As equipes analisam avaliações diagnósticas, discutem estratégias de intervenção e participam de oficinas práticas de planejamento. Língua Portuguesa e Matemática recebem atenção especial, sempre respeitando a autonomia das escolas e dos professores.
Carga horária
As atividades práticas da Jornada Pedagógica ocorrem em um turno nas escolas regulares (devendo ser replicadas para todos os turnos de funcionamento) e em turno integral (manhã e tarde) nas Escolas de Tempo Integral. Professores com carga horária em mais de uma escola devem priorizar a unidade onde possuem mais horas, mas também precisam acompanhar as orientações das demais instituições em que atuam.
Para apoiar esse trabalho, a Seduc disponibiliza materiais de apoio e painéis de monitoramento com dados atualizados de cada turma. Todas as orientações já estão sendo enviadas para as escolas e coordenadorias regionais.